Prazeres

'Compass'. Ciclo de jantares inéditos no SÁLA arranca este sábado

A partir de 26 de fevereiro, o restaurante lisboeta é palco de diversas experiências gastronómicas de comer e chorar por mais. João Sá junta-se a chefs portugueses e internacionais num ciclo de jantares a que não pode faltar.

Foto: SÁLA
25 de fevereiro de 2022 | Ana Filipa Damião
PUB

O restaurante SÁLA, do chef João Sá, foi o local escolhido para um ciclo de experiências gastronómicas inéditas, a primeira já este fim de semana, no dia 26 de fevereiro. A bússola, compass em inglês, foi o objeto que inspirou a iniciativa, cujo objetivo passa por lançar pistas para o futuro da gastronomia em Portugal, numa fusão de espaços e tempos. Criar, desafiar e reinterpretar - é assim que o chef define o ciclo Compass. "Gosto de reinventar a cozinha portuguesa, de descontextualizar, de ser familiar e dissonante. Partimos desta ideia de multiculturalidade, de integração de influências de Norte a Sul, passando por África, Brasil, Goa, Japão, Ásia, América", explicou aos meios de comunicação.

PUB

No dia 26, às 19h30, o jantar será a quatro mãos com a presença do nortenho João Oliveira, chef do restaurante Vista, vencedor de uma estrela Michelin, e o tema será "Trocar as voltas ao Norte e Sul. O que é a identidade?" O intuito é que cada chef reinterprete criações um do outro, numa verdadeira troca entre Norte e Sul. Os seis momentos têm um valor de €145 por pessoa (pairing de vinhos incluído). Já no próximo mês, a 18 de março, o convívio faz-se com o chef espanhol Edu Pérez, do restaurante Tohga, com o tema "O fogo na cozinha da Península Ibérica".

PUB

João Sá cozinha há quase duas décadas, mais precisamente desde os 14 anos, altura em que ingressou na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. Passou por restaurantes como a Bica do Sapato ou o 100 Maneiras. Em 2018, decidiu dar um novo passo e abriu as portas do SÁLA, onde a multiculturalidade tem lugar guardado à mesa.

Onde? Rua dos Bacalhoeiros, 103, Lisboa. Telefone: 218 873 045

PUB