Negócios do Luxo

Negócios do Luxo. Segunda conferência debate o papel estratégico do setor na economia portuguesa

O Jornal de Negócios promove, no dia 23 de abril, a segunda edição da conferência “Negócios do Luxo”, dedicada aos investimentos no setor do luxo em Portugal. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais para debater as tendências, oportunidades e o impacto económico deste mercado em crescimento.

Foto: DR
22 de abril de 2025 | Safiya Ayoob

Amanhã, dia 23 de abril, o Jornal de Negócios volta a colocar o setor do luxo no centro das atenções com a segunda edição da conferência "Negócios do Luxo". Sob o tema "Os Investimentos do Luxo", o evento decorrerá com o objetivo de aprofundar o papel do luxo na economia portuguesa, não só enquanto segmento de mercado em expansão, mas também como vetor de desenvolvimento económico, coesão territorial e projeção internacional da marca Portugal.

Esta iniciativa, inserida num projeto mais vasto do Jornal de Negócios, pretende debater as dinâmicas e os desafios que moldam o mercado de luxo no país. Numa economia como a portuguesa, o luxo representa tanto uma forma de diversificação do tecido produtivo como um caminho para valorizar o que de melhor se faz no país - desde os vinhos e a arte, até ao imobiliário de prestígio e ao turismo de excelência.

A conferência terá lugar em Cascais, e a abertura está marcada para as 15h15, com intervenções de Diana Ramos, diretora do Jornal de Negócios, e Frederico Nunos, vereador da Câmara Municipal de Cascais, uma das zonas do país que mais tem apostado na valorização de ativos associados ao segmento de luxo.

O ponto alto da tarde será a apresentação de Maximilien Lambertson, Senior Europe Economist na Mastercard, que, enquanto keynote speaker, irá traçar um panorama das tendências globais de consumo no setor do luxo. A intervenção, agendada para as 15h25, promete trazer uma perspetiva internacional ao debate, essencial para compreender o posicionamento de Portugal neste mercado competitivo e exigente.

A partir das 16h00, segue-se o primeiro painel de debate, intitulado "Do colecionismo à extravagância: os investimentos em arte, relojoaria, imobiliário e vinho". Contará com a participação de Joana Pais (Sogrape), Maura Marvão (especialista em arte contemporânea), Tiago Rebelo de Andrade (arquiteto) e moderação de Rosário Castro, diretora da Máxima. Este painel pretende explorar a valorização de ativos associados ao luxo e as motivações por detrás dos investimentos nestas áreas.

O segundo debate, "Do imobiliário ao turismo", terá início às 16h45 e abordará o papel destes dois setores como pilares estratégicos na expansão do luxo em Portugal. João Bugalho (Arrow Global Group), Margarita Oltra (Engel & Völkers) e Marcos Drummond (responsável pelos projetos Pinheirinho e Prata Riverside Village) trarão a visão sobre o presente e o futuro de um mercado que tem atraído tanto investimento estrangeiro como nacional. A moderação estará a cargo de Diana Ramos.

O evento encerra com um momento de networking e convívio num cocktail às 17h30, permitindo aos participantes prolongar as conversas iniciadas ao longo da tarde num ambiente mais informal.

Saiba mais Negócios do luxo, Atualidade, Jornal de Negócios, MUST, Conferência, Investimento, Os Investimentos do Luxo
Relacionadas

Quando um whisky de 54 anos e a Aston Martin se juntam

Bowmore ARC-54 é a segunda e última peça da ARC Series a ser lançada, resultado de uma parceria entre a destilaria escocesa Bowmore e a Aston Martin, a famosa fabricante dos carros do espião de sua majestade. Tem edição limitada a 130 peças em todo o mundo.

Mais Lidas