Estilo / Relógios e Jóias

49.9 milhões de dólares. O diamante que bateu recordes em leilão

Na passada sexta-feira, um diamante rosa foi vendido por 49.9 milhões de dólares em Hong Kong - marcou assim um recorde mundial, por ser o diamante mais caro por quilate vendido num leilão.

A carregar o vídeo ...
11 de outubro de 2022 | Bianca Gregório com Rosário Castro.

O diamante de 11.5 quilates "Williamson Pink Star" foi leiloado no Sotheby’s de Hong Kong, um dos mais prestigiados locais para leilões. Apesar de estar estimado em 21 milhões de dólares, foi vendido por 49.9 milhões de dólares - segundo valor mais alto a ser pago por uma joia em leilão.

O nome "Williamson Pink Star" tem origem de dois diamantes cor de rosa lendários – o diamante "Williamson" de 23.60 quilates que foi entregue a Isabel II como prenda de casamento em 1947, e o diamante "CTF Pink Star" de 59.60 quilates, vendido por um recorde de 71.2 milhões de dólares, em leilão no ano de 2017, explica a Bloomberg.

O diamante com corte almofada de 32 quilates foi extraído da mina de Williamson, na Tanzânia, e é apenas o segundo maior diamante cor de rosa a aparecer num leilão, pois estes são os mais raros e com mais valor na categoria dos diamantes coloridos, avança a CNN. É ainda mais especial devido à sua pureza e clareza. 

"Este é um resultado surpreendente, que prova a resiliência dos diamantes de topo de gama numa economia turbulenta", disse Tobias Korming, diretor geral de 77 Diamonds, criadores de joalharia como anéis de noivado e casamento. Acrescentou ainda que grandes bens como diamantes de excelência mundial têm um histórico de resultar bem em termos de vendas e leilões, mesmo em tempos mais instáveis. "Alguns dos diamantes com mais qualidade do mundo viram preços a dobrar nos últimos dez anos".

O presidente da Sotheby's asiática, Wenhao Yu, disse em comunicado que devido à pouca quantidade e elevado número de pedidos, os preços de diamantes cor de rosa de qualidade topo de gama, com mais de cinco quilates, têm "crescido exponencialmente nesta última década". 

Saiba mais Jóias, Diamante, Diamante cor de rosa, Leilão
Relacionadas
Mais Lidas
Relógios e Jóias Jóias para sempre

Hoje assinala-se o Dia dos Namorados chinês e, como todos os momentos são bons para celebrar aqueles de quem mais gostamos, a MUST escolhe 10 joias para oferecer a quem quiser.