"É preciso respeitar o passado para conseguir avançar": Riopele leva o made in Portugal à colaboração com John Varvatos
A coleção será apresentada em julho, na Milano Unica, numa altura em que a Riopele se prepara para celebrar o seu 100º aniversário.
Unidos numa colaboração criativa para desenvolver uma coleção de tecidos de menswear inspirada na herança têxtil, no craftsmanship e na estética vintage, a Riopele, uma das mais antigas e prestigiadas empresas têxteis portuguesas, e John Varvatos, designer de moda norte-americano, reinventam o modelo tradicional de apresentação têxtil, que vai muito além da habitual coleção de amostras
Depois de Ralph Lauren, Calvin Klein e UnderArmour, e com marca pessoal desde 2000, John Varvatos é reconhecido como uma das principais referências do menswear contemporâneo, onde construiu uma carreira marcada pela reinvenção da alfaiataria masculina e pela fusão entre herança, cultura rock e sofisticação contemporânea.
Nesta coleção, Varvatos apresenta um conceito integrado de guarda-roupa, transversal a diferentes peças e categorias de produto com uma visão criativa e coesa onde os tecidos, para além de conversarem entre si, criam uma combinação harmoniosa. É esta a assinatura do designer norte-americano: "desafiar as convenções para proporcionar uma experiência mais imersiva, intuitiva e alinhada com as exigências do atual mercado global de retalho".
O frio não é obstáculo para o estilo – e estes casacos são a prova
Sobretudos, blusões, puffers, bombers, todos os modelos são válidos - e tendência.
"A ideia por detrás desta coleção nasce da convicção de que é preciso respeitar o passado para conseguir avançar", sublinha o criador, acrescentando que na Riopele encontrou uma combinação rara entre craftsmanship, inspiração vintage e inovação, traduzida em tecidos com textura e personalidade, mas simultaneamente leves, orientados para a performance e fáceis de cuidar".
Esta parceria estratégica é para a Riopele um reforço no seu posicionamento internacional, especialmente no mercado norte-americano. Uma maneira de levar o Made in Portugal até ao outro lado do oceano. Além disso é também reflexão de uma relação que já existia à alguns anos: "Conheço a Riopele há quase 30 anos e sempre a vi como uma empresa extraordinariamente inovadora - no design, nos tecidos e na forma como combina tradição com uma visão contemporânea da indústria. Poucas empresas conseguem unir heritage, performance, sustentabilidade e criatividade como a Riopele faz", destaca John Varvatos.
Já o Diretor-Geral de Operações para a América do Norte, Massimo Cedraschi, refere que "colaborar com John Varvatos traz-nos o melhor dos dois mundos, ao combinar a perspetiva de criador e comprador. Compreende como desenvolver produto com verdadeira integridade criativa e, ao mesmo tempo, sabe exatamente o que resulta no mercado".
O Canalha regressa ao Sublime Comporta
O Canalha está de volta ao Sublime, pela mão chef João Rodrigues, e traz de volta os sabores lisboetas mais marcantes com um toque de frescura que só consegue encontrar na Comporta.
Design, poder e exclusividade: o melhor que o dinheiro pode comprar
Do quase surf ao vocalista e guitarrista dos Clash. Cinco objetos extraordinários.
Como se parece um rosé em 2026?
No mínimo, mais interessante que há uma década. É o que prova o novo Quinta do Sampayo Rosé 2025, que fomos conhecer ao Algarve, a convite dos proprietários, Ana Macedo e Pedro Emídio.
Estas são algumas das imagens que ficaram para a história da moda pelo seu conteúdo pouco consensual.
Alguns designers associaram-se a grandes marcas de desporto como a Sacai com a Nike, Junya Watanabe com a New Balance e os designers Craig Green e Wales Bonner com a Adidas. Outros lançaram os seus próprios modelos que nem por isso são menos cool.
Em sets de filmes, na praia, de férias em destinos idílicos, Jane Birkin, Joan Collins, Ava Gardner ou Claudia Cardinale estão entre as mulheres mais emblemáticas e bonitas de sempre, aqui em pleno verão.
Gabriel-Kane Day-Lewis é músico e modelo e vive entre Nova Iorque e Paris. Um ícone de estilo, aos 25 está a perseguir uma carreira em nome próprio, e Hollywood já lhe piscou o olho.