Estilo / Beleza & Bem-Estar

Barry Eppley, o “Einstein da estética”

Deusificado, por muitos, no mundo das cirurgias estéticas, o médico do estado do Indiana (EUA) não esconde as suas práticas mais radicais na transformação visual dos seus clientes. Esta é a razão porque é tão procurado – e criticado também.

Foto: Getty Images
15 de dezembro de 2020 | Bruno Lobo
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É procurado por pacientes vindos de todo o mundo, a maioria à procura de realizar uma operação que não consegue fazer no seu país de origem – possivelmente uma cirurgia inventada pelo Dr. Barry Eppley, de Illianois, como é o caso do aumento de testículos. O seu método consiste numa pequena incisão para retirar o testículo, envolver "a bola" numa camada de silicone e voltar a colocar tudo no mesmo sítio. Chama-lhe "a Concha" e garante que os testículos continuam perfeitamente funcionais. Há muito que os urologistas colocam implantes em pacientes que perderam um testículo devido a cancro, mas Eppley imaginou um método que podia melhorar o aspeto daqueles que ainda funcionam. "Toda a cirurgia estética nasce da reconstrutiva e só temos de imaginar outra situação onde possa ser usada. Como em tudo na vida", acrescenta.

Até agora, o maior aumento que realizou foi de sete centímetros de diâmetro e escapa-lhe a lógica que leva alguém a querer ter testículos maiores do que uma bola de ténis, mas também não perguntou. Essa é outra das características da sua prática: não perguntar e não quer saber por que motivo os seus pacientes pretendem realizar uma cirurgia. "Presumo que seja por isso que muitos me procuram", admite.

Barry Eppley tem 63 anos e realiza entre oito e 10 cirurgias por semana, ou seja, cerca 450 por ano, na sua clínica, em Carmel, no Indiana – uma das melhores cidades para viver nos EUA, segundo a revista Money –, e admite nem saber bem o custo das suas cirurgias. Esse "pormenor" (o homem que se autointitula Truth4lie pagou 18.500 dólares pela sua primeira cirurgia) é resolvido numa sala ao lado do gabinete de consultas pela diretora financeira que, por acaso, é a sua mulher.

Dessas cirurgias, cerca de 100 são realizadas em pacientes como Truth4lie, homens à procura de "masculinizar" o rosto – um número infinitamente superior ao daqueles (homens ou mulheres) em busca de feições mais femininas. Entre as principais inspirações estão nomes como David Gandy, o modelo dos comerciais da Dolce & Gabbana, Brad Pitt ou Leonardo DiCaprio, com as suas proporções perfeitas e maxilares proeminentes. Ainda assim, admite, recebe cada vez mais pedidos de homens que, ao mesmo tempo que pretendem ficar mais masculinos, procuram também um toque feminino, como lábios mais carnudos…

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Foi em 1997 que o Dr. Barry Eppley realizou a sua primeira cirurgia facial "customizada". O paciente foi um empregado fabril que queria desenhar, ele mesmo, os novos maxilares e o médico ajudou-o: juntos criaram um modelo em barro do que seria o seu rosto. Hoje, Eppley desenha os seus próprios maxilares em computador com a ajuda de uma firma do Colorado, a 3D Systems, os quais são posteriormente fabricados por uma empresa californiana chamada Implant Tech. Os pacientes podem participar em todas as etapas deste processo e decidir o que desejam até ao mais pequeno milímetro – e essa é outra das razões pelas quais é tão procurado. "Os críticos dizem que a minha prática está ‘no limite’", mas responde: "Só seria imprudente se eu não tivesse a experiência que tenho, trabalhando na universidade, no hospital, fazendo incontáveis reconstruções de tecidos faciais ou tratado de casos tão complexos que 99 por cento dos cirurgiões plásticos nunca trataram."

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