Estilo / Beleza & Bem-Estar

5 marcas essenciais para apreciadores de perfumes de nicho

Durante a Pitti Fragranze 2022, feira anual de perfumes em Florença, conhecemos marcas imperdíveis para verdadeiros apreciadores deste universo olfativo.

Foto: Perfumes TOBBA, presentes na Pitti Fragranze.
20 de setembro de 2022 | Rita Silva Avelar
PUB

Alguién

Chama-se assim porque pediu o nome emprestado a uma obra de arte comprada por Asier Tapia, colecionador de arte e designer de Bilbao. É ele o fundador de Alguién, ímpar no que toca à sua exclusividade e delicadeza: as embalagens são "verdes", a fazer lembrar pequenos objetos de desejo, como um livro ou um embrulho de correio. Pensados ao detalhe, os perfumes de Alguién aludem a experiências sensoriais vividas por Asier, como uma ida às montanhas ou um cheiro da sua infância. Às fragrâncias, juntam-se velas, camisas ou saboneteiras (esta, em parceria com Vista Alegre) todas numeradas e em edição limitada. www.alguien.eu

Linari

PUB
Os frascos das essências da marca Linari podiam ter saído de uma exposição. São elegantes, muitos deles banhados a ouro ou a prata, verdadeiros objetos de desejo intemporais, depois de usados para a sua principal finalidade: perfumar. Linari significa precisamente "simbiose entre a fragrância sedutora e o design purista" e é uma marca de luxo para apreciadores de notas orientais e exóticas. Os nomes são tão provocadores como essas combinações olfativas, sedutoras e vincadas: Purgatory, Holy Water, Heaven's Door ou Pacific Ocean são só alguns exemplares das mais atuais. linari.com

Foto: DR

HUNQ

Vinda de Amsterdão mas produzida em Grasse, HUNQ Amsterdam é criada a pensar em arquétipos. Unissexo, a marca aposta em perfumes que simbolizam uma personagem ou profissão. Jardineiro, barman, carpinteiro, salva-vidas ou mecânico são os nomes dados aos perfumes, que na sua composição contêm elemenros desse imaginário. Em 003 Barmain, o ambiente de bar é evocado através de lima, laranja e uva, elementos muitas vezes presentes nos cocktails mais sofisticados. hunq.amsterdam.

PUB
Foto: DR

TOBBA

O seu criador, Jasper Li, vê a perfumaria como uma arte. Não é por isso de estranhar que o conceito dos perfumes TOBBA seja o de expressar a linguagem visual através do olfato, e não da pintura. Os perfumes TOBBA, quase sempre esgotados por sinal, são símbolo de requinte e elegância, como contraponto às notas, rudes e cruas: tabaco, madeira de sândalo ou plantas selvagens como a mimosa. Indolence, Serendipity ou Force são alguns exemplos de essências equilibradas e misteriosas.

Foto: DR
PUB

FUMparFUM

O lituano Aistis Mickevicius é ator e DJ, e também perfumista. Para a sua marca, a FUMparFUM, tentou equilibrar a antiga tradição europeia dos perfumes com as tendências modernas. Logo, as fragrâncias revelam-se uma combinação entre partículas botânicas e moleculares com um twist vintage. The Pharmacist junta camomila francesa, jasmim, resina e baunilha e Vaudeville combina pimenta branca, tabaco, incenso e pele, como exemplos. fumparfum.com. 

Foto: DR
PUB