Prazeres / Drive

Bugatti Centodieci custa 8 milhões de euros e já está esgotado

Limitado a 10 exemplares, este modelo é inspirado no Bugatti EB 110 de 1991.

O Bugatti Centodieci assinala os 110 anos da marca
O Bugatti Centodieci assinala os 110 anos da marca
28 de agosto de 2019 | Miguel Dias

A Bugatti apresentou em Pebble Beach, na Califórnia (EUA), o Bugatti Centodieci, um modelo que presta homenagem ao Bugatti EB 110 de 1991 e que assinala os 110 anos da marca com sede em Molsheim, na Alsácia francesa.

Esta versão tem por base o Bugatti Chiron normal e é limitada a apenas 10 unidades, cada uma com um preço base de 8 milhões de euros, antes de impostos. É uma pequena fortuna, mas a Bugatti já fez saber que a produção está toda vendida.

O novo modelo da Bugatti
O novo modelo da Bugatti

A inspiração para este modelo partiu do EB 110, um automóvel ‘mal amado’ dentro da Bugatti mas que marcou os anos 90. Durante algum tempo foi o automóvel de produção mais rápido do mundo, mas acabou eclipsado pelo McLaren F1, um dos automóveis mais importantes da história. Isto, a juntar-se ao facto do EB 110 estar associado a um período conturbado da Bugatti, fez com que tenha passado rapidamente ao esquecimento.

Agora, vários anos depois, a Bugatti lembrou-se finalmente dele e resolveu recordá-lo sob a forma de mais um modelo especial, à imagem do que tinha feito recentemente com o Bugatti Divo.

O resultado é um Bugatti com elementos estéticos que nos remetem de imediato para o EB 110 de 1991, particularmente as tomadas de ar laterais atrás das portas e a típica ‘ferradura’ da Bugatti, na dianteira, agora muito mais pequena do que no Chiron. Ainda assim, este modelo consegue distinguir-se e afirmar-se como mais uma criação cheia de personalidade da Bugatti. Exemplo disso é a traseira, marcada por um enorme difusor, por quatro saídas de escape, por uma faixa de LEDs e por uma enorme asa fixa.

A traseita tem quatro saídas de escape, uma faixa de LEDs e uma enorme asa fixa
A traseita tem quatro saídas de escape, uma faixa de LEDs e uma enorme asa fixa


Mas apesar do Centodieci ser uma viagem ao passado, também aponta ao futuro, e para provar isso mesmo a Bugatti deu-lhe ainda mais potência do que o único modelo de produção do seu catálogo, o Chiron. O motor usado é o mesmo W16 de 8.0 litros com quatro turbos que já conhecemos da marca, mas ganhou 100 cv e passou a produzir uns impressionantes 1600 cv de potência.

Contas feitas, este ‘monstro’ francês é agora capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,4 segundos, dos 0 aos 200 km/h em 6,1 segundos e dos 0 aos 300 km/h em 13,1 segundos. Quanto à velocidade máxima, a Bugatti limitou-a electronicamente aos 380 km/h.

 

Saiba mais Pebble Beach, Bugatti Centodieci, Califórnia, Molsheim, Molsheim, Chiron, Centodieci
Relacionadas

O luxo circula aqui

Conforto, tecnologia e potência impressionantes fazem parte dos requisitos de um carro de luxo. Há muitos a que deve estar atento, este ano, dos Bentleys aos Aston Martin.

Mais Lidas
Drive 7 museus para viver a paixão pelos automóveis

A velocidade e a competição não são os únicos combustíveis dos aficionados por automóveis. Selecionamos sete museus onde se contam histórias, se celebram marcas, se contempla uma indústria em constante movimento e se aprecia a arte do design. Uma viagem com paragens obrigatórias em França, Itália, Alemanha, Estados Unidos e, claro, no Caramulo, em Portugal.

Drive Um novo BMW inspirado nos clássicos

Foi com o Lago Como de pano de fundo que a BMW deu a conhecer o seu novo carro, uma continuação do legado do modelo Touring. Com um design onde cada detalhe conta, este Speedtop vai entrar em produção com uma edição limitada.

Drive Aston Martin DB12 Goldfinger Edition: Uma homenagem a 007

Para celebrar os 60 anos de parceria icónica entre James Bond e a Aston Martin, a marca britânica lançou um modelo exclusivo. Este carro de luxo combina o design elegante e as inovações de ponta, captando o espírito e a sofisticação dos filmes com um toque moderno.