Prazeres / Artes

Porque é que o novo filme de Scorsese não é apenas mais um filme de Scorsese

É hoje que estreia o aguardado filme de Scorsese, O Irlandês, que além de ter um elenco de luxo, como seria de calcular, chega em exclusivo à Netflix.

A carregar o vídeo ...
27 de novembro de 2019 | Rita Silva Avelar

Qualquer filme de Martin Scorsese (1942, Queens, Nova Iorque) tem dois efeitos: o primeiro é criar uma atmosfera de suspense em jeito de countdown até chegar o dia da estreia entre os seus fiéis fãs. O segundo é o gerar de um burburinho entre a crítica que vibra para ver como é que o realizador melhora, de filme para filme, o seu estilo e género tão específicos e autênticos. Ver reunidos Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci num elenco de luxo como o do novo O Irlandês é, só por si, uma raridade e um acontecimento que merece toda a atenção e devido palco.

Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci são o trio protagonista do novo filme de Martin Scorsese: O Irlandês.
Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci são o trio protagonista do novo filme de Martin Scorsese: O Irlandês.

Sejamos realistas: é provável que, daqui para a frente, seja quase impossível ver tão talentosos nomes num só filme. Atores de peso e com uma reputação consagrada no mundo fascinante dos gangues e dos crimes, um universo muito pessoal do próprio Scorsese e que sem dúvida marca o seu estilo – De Niro, Al Pacino e Pesci são os protagonistas criminosos. Isto porque – e antes de mais – o filme é sobre o crime organizado nos Estados Unidos do pós-guerra que percorre as décadas de 50 à de 70. 

Robert de Niro é Frank Sheeran, veterano da Segunda Guerra Mundial convertido em assassino da máfia norte-americana, que trabalhou juntamente com algumas das mais poderosas figuras do século passado. O enredo é um relato de um dos maiores mistérios por resolver nos Estados Unidos: o desaparecimento do dirigente sindicalista Jimmy Hoffa (Al Pacino). Como seria de esperar, Scorsese mostra a nu o poderoso e perigoso submundo nova-iorquino. O mistério em que o trio está envolto adensa-se, com críticas positivas em consagradas publicações: se para a Rolling Stone Robert De Niro é "monumental", para a Variety Al Pacino é "extraordinário", e para o The New York Times, Pesci é "uma revelação". Além disso, é o primeiro filme de Martin Scorsese com estreia numa plataforma de streaming, a Netflix, e embora em Portugal não seja o caso, uma vez que O Irlandês não passará pelos cinemas, é também o maior lançamento de um filme Netflix em sala a nível mundial.

O filme é sobre o crime organizado nos Estados Unidos do pós-guerra que percorre as décadas de 50 à de 70.
O filme é sobre o crime organizado nos Estados Unidos do pós-guerra que percorre as décadas de 50 à de 70.

Martin Scorsese tem raízes italianas, apesar de ter nascido em Queens, Nova Iorque. O facto de ter crescido no bairro de Little Italy deu-lhe algumas das visões e histórias futuras para os seus filmes. As suas primeiras curtas-metragens foram desde logo notadas, ainda na altura em que estudava na Universidade de Cinema de Nova Iorque, e o seu primeiro filme Quem Bate à Minha Porta? (Who's That Knocking at My Door) surge em 1967, com Zina Bethune e Anne Collette no elenco. Entre os seus primeiros filmes de sucesso estão Os Cavaleiros do Asfalto (Mean Streets, de 1973), Taxi Driver (1976), Tudo Bons Rapazes (Goodfellas, 1990) ou A Idade da Inocência (1993). Nos últimos vinte anos, enriqueceu o mundo cinematográfico com verdadeiras relíquias como Gangues de Nova Iorque (2002, que lhe valeu o Globo de Ouro de Melhor Realizador), O Aviador (2004, que recebeu cinco Óscares), Shutter Island (2010) e O Lobo de Wall Street (2013). Entre os 150 prémios que recebeu ao longo da sua carreira (e as suas 221 nomeações) recebeu o Óscar de Melhor Realizador e Melhor Filme, com The Departed – Entre Inimigos (2006). Com Hugo (2011) recebeu a sua sétima nomeação para o Óscar de Melhor Filme, e o filme venceu cinco Óscares.

Em 2013 recebeu o prémio de carreira Cecil B. DeMille dos Globos de Ouro. Entre os seus atores de eleição, Leonardo DiCaprio tem um lugar especial no cinema de Scorsese, já que é o protagonista de muitos das suas louvadas realizações. Uma mais-valia para ambos, diríamos, já que boa parte do sucesso da carreira de Leonardo DiCaprio assenta nos papéis que criou para o realizador de Queens. Envoltos em criminalidade, mistério e atmosferas onde o poder é sempre a disputa magistral, os filmes de Scorsese têm uma identidade muito própria, que se mantém aos seus 77 anos.

O Irlandês estreia esta quarta, 27 de novembro, em exclusivo na Netflix.

Saiba mais Martin Scorsese, Cinema, O Irlandês, Netlfix, Indústria do Cinema, Al Pacino, Robert De Niro, Joe Pesci, Filmes, Elenco
Relacionadas

Top 50 de "A Guerra das Estrelas"

Passados 42 anos, a saga da Guerra das Estrelas chega, finalmente, ao fim com a estreia de A Ascensão de Skywalker marcada para o dia 19 de dezembro deste ano. Como se comportam os filmes principais e os recentes spinoffs? O seu preferido ainda é 'O Império Contra-Ataca'? E quão bem conhece os filmes? Fazemos um levantamento dos pontos altos e baixos, das cenas mais importantes e das falhas. Aviso: contém spoilers.

Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.

Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.