Prazeres / Artes

Novas exposições de arte para conhecer em Lisboa agora

Três novas exposições artísticas com apenas uma morada em comum - a capital lisboeta. Da fotografia à escultura, atreva-se a conhecer as galerias UMA LULIK__, Encounter e Jahn und Jahn, situadas em Alvalade e junto ao Jardim da Estrela.

Obra à base de vidro e cabo de aço, exposição We Are Also The Ghosts
Obra à base de vidro e cabo de aço, exposição We Are Also The Ghosts Foto: Bruno Lopes
26 de setembro de 2022 | Ana Filipa Damião

Até ao fim do ano, as galerias de Lisboa - umas conhecidas e outras recém estreadas - são palco de inúmeras exposições de arte, com artistas portugueses e internacionais. Destacamos três. 

We Are Also The Ghosts
, de Catarina Mil-Homens, na UMA LULIK__

A nova exposição da artista plástica explora as dinâmicas da corporeidade, em linha com a investigação que tem vindo a desenvolver sobre a mente humana, explorando as relações mente/corpo.

Investigadora e artista plástica muiltidisciplinar, as obras de Catarina Mil-Homens expressam-se em desenho, instalação e vídeo, focando-se sempre nas questões relacionadas com o paradigma matéria/não matéria, intrínseco à condição do ser humano. Mil-Homens participou em diversas exposições ao longo dos anos, das quais se destacam, recentemente, a Sobre a Lâmina (2019), exposição a solo na Galeria UMA LULIK__, a Intermater (2017), na Arcade Project Space em Melbourne, Austrália, e a Precinct (2016), na Margaret Laurence Gallery, também em Melbourne.

Vista da obra Return, exposição We Are Also The Ghosts
Vista da obra Return, exposição We Are Also The Ghosts Foto: Bruno Lopes

Onde? Galeria UMA LULIK__, em Alvalade. Quando? Até 22 de outubro, de quarta-feira a sábado (14h-19h).

Exposições individuais e coletivas, na Jahn und Jahn e Encounter

Duas galerias de arte contemporânea numa só morada. É esta a proposta da Jahn und Jahn e Encounter, cujas portas abriram ao público recentemente, a 22 de setembro, e que procuram cativar a atenção do mercado internacional de arte em Lisboa, trazendo um programa consistente e regular à capital portuguesa, sem esquecer a extensão dos programas que já têm na Alemanha e no Reino Unido, respetivamente. Ambas as galerias encontram-se, assim, num prédio junto ao jardim da Estrela, que conta com seis salas expositivas, um project space, duas viewing room e ainda um jardim de esculturas, uma área ampla.

Sala partilhada pelas galerias Jahn und Jahn e Encounter
Sala partilhada pelas galerias Jahn und Jahn e Encounter Foto: @Photodocumenta. Cortesia Jahn und Jahn e Encounter

A Encounter arranca com exposições individuais de dois artistas internacionalmente conhecidos. Por um lado, o trabalho de Antony Cairns (até 20 de novembro) relaciona-se com a história da reprodução fotográfica, com os métodos experimentais de impressão e com a estética da abstração, com recurso à paisagem urbana. Por outro, a arte da brasileira Vanessa da Silva (até 30 de dezembro) combina escultura, instalação e performance, focando-se em questões de migração, deslocamento e formação de identidade. As suas esculturas Muamba Groove estarão no jardim até 20 de novembro.


Numa ótica oposta, a Jahn und Jahn estreia o novo local com uma exposição coletiva temporária (até 20 de novembro), com obras de Heinz Butz (Alemanha), Fernanda Fragateiro (Portugal), Imi Knoebel (Alemanha) e Kirsten Ortwed (Dinamarca), e diversos métodos artísticos, da pintura à instalação. Chama-se "14 Rooms". Paralelamente, o jardim da galeria terá também uma instalação de Navid Nuur, fomentando o diálogo com o programa internacional da Jahn und Jahn em Munique. As galerias irão também colaborar na programação do project space, que irá dialogar com artistas locais e internacionais. A portuense Dayana Lucas é a primeira convidada.

Onde? Rua de São Bernardo, junto ao Jardim da Estrela. Quando? Abertas de quarta-feira a sábado, das 14h às 19h.
Saiba mais Arte, Lisboa, Galeria, Fotografia, Escultura, Instalação, Pintura, UMA LULIK__, Encounter, Jahn und Jahn
Relacionadas

Em Oeiras celebram-se Artes e Ofícios

A primeira edição da Bienal Artes e Ofícios | Novo Design, que acontece de 20 a 25 de setembro em Oeiras, reúne talentos de países como os EUA, Suíça, Alemanha, Itália, França e, claro, Portugal.

Steve McCurry e o que todos temos em comum

Os retratos de Steve McCurry já deram a volta ao mundo e estão agora na Cordoaria, em Lisboa, para admirar até janeiro de 2023. Sentámo-nos à conversa com o fotógrafo e descobrimos que o que o move, mais do que as viagens e as paisagens, são as vidas das pessoas e aquilo que as une.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.