O plástico pode estar a afetar a qualidade do esperma, avisa estudo
Uma especialista explica como os químicos presentes nos objetos comuns que contêm plástico estão a afetar a quantidade de espermatozoides produzidos, pondo em causa a fertilidade humana. Uma consequência da vida moderna que está a alarmar a comunidade científica.

Entre elas, sabe-se que em apenas quatro décadas, a concentração de espermatozoides - isto é o seu número por milímetro de sémen - diminuiu mais de 50%, inos países ocidentais. Por outras palavras, o homem de hoje tem metade da fertilidade dos seus avós com a mesma idade.
Numa entrevista sucinta mas esclarecedora que deu à GQ americana, a especialista revelou quais as causas para este declínio, mas também deixa uma mensagem de esperança quanto ao que ainda é possível fazer para atenuar os efeitos negativos do nosso estilo de vida na qualidade dos espermatozoides.
A vida moderna parece ser a causa maior. Além dos já conhecidos efeitos nocivos do stress diário a que estamos sujeitos, seja na vida privada ou profissional, e também de uma postura sedentária onde o exercício físico não entra e a obesidade sim, e onde há espaço para o consumo exagerado de álcool e tabaco, junta-se um fator de peso: os químicos a que estamos expostos no dia a dia.
Mais concretamente uma classe de produtos usados no plástico dos objetos domésticos. São os chamados desreguladores endócrinos, que afetam a produção das hormonas testosterona e estrogénio. Os ftalatos, um composto químico usado para tornar o plástico mais maleável, são um exemplo claro disso, pois aumentam a absorção pelo corpo destes componentes que passam das embalagens de plástico diretamente para a comida ou mesmo para os cosméticos. Mais: também a líbido e a frequência com que se pratica sexo é afetada.
O problema de fertilidade decorrente deste processo não nos impacta só a nós, mas também a outras espécies da vida selvagens sujeitas ao mesmo cenário, já que a poluição do plástico é nociva para o ecossistema onde todos vivemos.
A epidemiologista alerta ainda para a importância das análises de rastreio ao sémen, para se perceber a qualidade deste no caso, por exemplo, de querer ser pai, mas também porque uma baixa contagem de espermatozoides se relaciona com doenças cardíacas, diabetes e certos tipos de cancro. Saiba também que ter uma alimentação equilibrada, a chamada dieta mediterrânea, pautada por bastantes vegetais e fruta, mas também frango, peixe e sementes, parece ser uma boa forma de melhorar a qualidade do esperma. Isto, claro, se estes alimentos forem livres de pesticidas.
Empresas poluidoras não estão a cumprir objetivos para resolver problema mundial do plástico
As empresas estão a falhar os seus próprios compromissos de aumentar a reciclagem e reduzir o desperdício.
Em 2100 o mundo terá menos 2 mil milhões de pessoas do que previsto
Um novo estudo sugere que a melhoria da educação e do acesso aos métodos contracetivos poderão evitar o desgaste dos recursos naturais anteriormente previsto.
É bom garfo? Siga estas tendências
A consciência ecológica nunca esteve tão presente nas nossas mentes – e mesas, tanto pela predileção de comida plant based, como pelo cuidado no que toca às embalagens e ao desperdício alimentar. Mas mais, um certo vírus também está a ditar tendências no que toca às nossas rotinas alimentares e à indústria da restauração.
A marca britânica acaba de transportar o seu inconfundível padrão de excelência para o universo do xadrez. Cada elemento foi pensado para oferecer uma experiência de jogo tão exclusiva quanto os carros que saem de Goodwood — pensada para conquistar, na mesma medida, entusiastas do xadrez e amantes do luxo.
De um baralho de cartas da Bottega Veneta a um par de esquis da Hermès, estas são algumas das criações mais inesperadas que estas marcas de luxo têm para vender.
As vinhas de Barolo, na região de Piemonte, Itália, chegaram ao primeiro lugar em valor por hectare, deixando França e Estados Unidos para trás. A conclusão é do recente estudo sobre riqueza global da consultora imobiliária inglesa Knight Frank.
Este concurso europeu teve início em 2011 e tem como objetivo promover a consciencialização para a preservação do património natural. Este ano, a famosa testemunha arbórea dos amores contrariados de Pedro e Inês fui suplantada apenas por uma faia polaca.