Viver

Como otimizar o tempo já!

A headhunter Maria da Glória Ribeiro deixa alguns conselhos para otimizar a gestão do tempo e corrigir alguns aspetos menos conseguidos.

Relógio, 1st Dibs
Relógio, 1st Dibs Foto: D.R.
04 de setembro de 2019 | Carolina Carvalho
  1. Fazer um diário das tarefas e do tempo que se gasta com cada uma. A pessoa deve apontar tudo o que fez, nomeadamente tarefas importantes, tarefas insignificantes, pausas e deslocações. Fazer isso durante uma semana e analisar os resultados, no final, para ver se gastou o tempo de forma acertada.
  2. Começar sempre a trabalhar, sem interrupções, na tarefa mais importante e ir seguindo para as tarefas menos importantes. Se não conseguir fazer tudo durante o dia, pelo menos sabe que fez as tarefas prioritárias.
  3. Aprender a deixar o local de trabalho organizado no final do dia. No dia seguinte quando recomeçar, vai ter uma sensação de maior controlo sobre a sua própria agenda.
  4. Aprender a fazer a distinção entre as tarefas que pode delegar e as tarefas que tem mesmo de fazer direta ou pessoalmente. Escolher fazer aquelas que mais ninguém poderá fazer por si e que tenham a máxima importância na sua função.
  5. Quando está a trabalhar nas tarefas importantes, fazer tudo o que estiver ao seu alcance para não ser interrompido.
  6. Não se dispersar. Evitar estar constantemente a ver o e-mail ou outra informação online.

A gestão de tempo é uma disciplina que requer algum planeamento e muita vontade de ser produtivo. Mas é também muitas vezes o suficiente para nos transportar para níveis de autocontrolo e de realização.

Manuais de sucesso (e bem-estar)

Eu sou o meu maior projeto
Eu sou o meu maior projeto

Eu Sou o Meu Maior Projecto - Conselhos e Estratégias para Planear a sua Carreira, de Maria da Glória Ribeiro (Manuscrito)

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficázes
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficázes

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes - Lições Poderosas para a Transformação Pessoal, de Stephen R. Covey (Gradiva)

Gerir o seu Tempo
Gerir o seu Tempo

Gerir o seu Tempo - Concentre-se no que importa, evite distrações, mantenha o trabalho em dia (coleção Novos Paradigmas, Edições Texto e Grafia)

My morning routine
My morning routine

 My Morning Routine - How Successful People Start Every Day Inspired, de Michael Xander e Benjamin Spall (Penguin Books)

Gestão de Tempo
Gestão de Tempo

Gestão de Tempo, de Joaquim Caetano, José Fernandes, Ferrão Filipe, Miriam Caçola, Nuno Boque, Dinis dos Reis e Luísa Batista (Escolar Editora)

Saiba mais Tempo, Gestão de tempo
Relacionadas

Time is money!

Avisamos que o tempo de leitura deste artigo é de aproximadamente 10 minutos. Falámos com uma headhunter, uma psicóloga e um formador em gestão do tempo para perceber porque é importante saber geri-lo.

As boas maneiras ainda importam?

O que é mais importante? Saber o que fazer com os talheres à mesa ou resistir e não mexer no telemóvel? Ou será que, hoje em dia, as regras de etiqueta já não fazem sentido?

Mais Lidas
Viver Quando se trata de cruzeiros o frio gelado é quente, quente, quente

Num mundo em aquecimento, o mercado de cruzeiros de luxo concentra-se em temperaturas mais baixas. Não, eles não são os pioneiros verdes do setor de viagens (embora os novos navios poluam muito menos do que os seus antecessores). Em vez disso, os navios são encaminhados para a Antártida, o Ártico ou para qualquer lugar onde o gelo glacial, em vez do calor tropical, seja a principal atração.

Sexo Guia prático para o melhor exercício físico

Laird Hamilton e Gabrielle Reece, considerados pelo The Times como o casal mais em forma, incluam no XPT, o famoso programa de fitness que criaram, a prática de sexo de dois em dois dias. Mas o que se descobriu é que praticar o dito sexo, mas na versão rápida, espontânea e de preferência em locais inesperados, faz muito mais efeito.

Viver O novo luxo é ser feliz

De acordo com especialistas, o ter – automóveis topo de gama, casas imponentes, relógios de quatro dígitos ou a it bag do momento – deu lugar ao ser: livre, desprendido e independente. Tão simples quanto isto. Aparentemente.