Viver

Wordle, como este jogo de palavras se tornou viral em poucos dias

Como é que este jogo de palavras, inventado por um engenheiro de software de Brooklyn, passou de dezenas de jogadores para centenas de milhares em poucos meses? Fomos perceber o fenómeno.

Foto: Pexels
07 de janeiro de 2022 | Rita Silva Avelar
PUB
Toda a gente conhece pelo menos um jogo de palavras, nem que seja o de palavras-cruzadas ou o Scrabble. E, por norma, sabemos que estes jogos podem não só ser divertidos como viciantes. Foi o que aconteceu quando um engenheiro de software criou um jogo para a sua mulher (que adorava jogos de palavras), que partilhou mais tarde em grupos de WhatsApp de família, e percebeu que fazia sucesso.

Josh Wardle, que é responsável por várias inovações que já tinham chamado a atenção dos gigantes da tecnologia fez um trocadilho com o seu apelido e chamou ao jogo Wordle, lançando-o ao mundo em outubro. De acordo com o The New York Times, a 1 de novembro do ano passado jogavam apenas 90 pessoas, e perto do Natal já jogavam mais de 300 mil pessoas. Mas como funciona? O Wordle convida os jogadores a adivinhar uma palavra de cinco letras de forma semelhante à do jogo Mastermind. Depois de escolher uma palavra de cinco letras, o jogo diz-lhe se alguma das suas letras coincide com a palavra secreta e se estão no lugar correto. Tem seis tentativas para acertar na palavra. "Não se obtém nenhuma pista sobre qual é a palavra, ao começar. Basta introduzir uma palavra com cinco letras e esperar pelo melhor. Uma vez introduzida essa primeira palavra, quaisquer letras na posição correta na palavra são marcadas a verde, e quaisquer letras que estejam na palavra, mas não na posição correta, estão numa tonalidade mais clara de verde. As letras cinzentas não estão de todo na palavra", explica a Forbes, num artigo sobre o Wordle. Todos os dias há um novo desafio no site do jogo, que pode ser jogado aqui.

"Penso que as pessoas apreciam um jogo online que é apenas divertido", disse o engenheiro ao diário norte-americano. "Não está a tentar fazer nada de sombrio com os seus dados ou com os seus olhos. É apenas um jogo que é divertido". Sabe-se que o Wordle foi construído sem uma equipa de engenheiros, Josh apenas contou com ajuda de um parceiro, Palak Shah, durante a pandemia. O engenheiro já havia criado um protótipo semelhante em 2013, mas os seus amigos não ficaram impressionados e ele acabou com a ideia.
PUB