Festival "Soil to Soul" acontece no Alandroal ainda em maio
De 25 a 26 de maio, a terra alentejana celebra a gastronomia e a biodiversidade, com um programa cultural rico em experiências partilhadas, de concertos a almoços com chefs nacionais.

Em 2022, o festival criado por Thomas Sterchi, em Zurique, teve a sua primeira edição em solo nacional. Agora, regressa a Portugal nos próximos dias 25 e 26 de maio, sob o tema "Soil to Soul Alandroal - Somos o que comemos". "A agricultura regenerativa deve ser a base para uma gastronomia sustentável e comida honesta. Desta forma fecha-se o ciclo: do solo à alma" afirma Thomas Sterchi, fundador deste movimento, que celebra a gastronomia e a biodiversidade, com um programa cultural rico em experiências partilhadas, e que também tenciona sensibilizar a comunidade para a conservação de recursos naturais.

Promovido pela Câmara Municipal do Alandroal e pela equipa do projeto "Soil to Soul" em Zurique, o conceito assume aqui o formato de um festival de acesso gratuito, que terá lugar no Castelo de Alandroal. O programa tem arte, cultura, gastronomia, e música. Ao longo destes dois dias esperam-se dois concertos (um em cada dia do festival), de Sean Riley & The Slowriders, e de Gizmo Varillas, e o som ambiente é feito pelo DJ Rai, do Incógnito. Confirmados estão já os chefs Francesco Ogliari (restaurante Tua Madre, Évora), Bruno Caseiro e Tomoe Hayase (Cavalariça, Évora), André Cruz (restaurante Feitoria), Lara Espírito Santo e George McLeod (Restaurante Sem, Lisboa), Diogo Formiga, Mauro Alison, Vítor Adão (restaurante Plano, Lisboa) Anne Karen (restaurante Pastus, Oeiras).

Há ainda artesãos da região e vários oradores - entre eles Olga Cavaleiro, Esther Henneberke e Mónica Tereno, "que irão discutir em vários debates a cadeia de valor que vai desde a produção até ao consumidor, alertando para a relevância deste movimento" informa o festival. Elsa Lamy, do Instituto para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, terá palestra sobre a dieta mediterrânica e a sua pesquisa relativa à importância e complexidade da saliva.
Cogumelos do Alentejo, Freixo do Meio, Paisagindo Bio, Terramay, Montanheira ou Why Not (que patrocina um bar de cocktails que cria misturas orgânicas), entre outros, fazem parte do leque de parceiros e produtores que marcará presença no mercado do Castelo de Alandroal, local onde decorrerá o festival "Soil to Soul Alandroal - Somos o que comemos".
No próximo domingo, o hotel de charme organiza um almoço especial para assinalar o Dia da Mãe. Num ambiente de charme e história, famílias poderão desfrutar de uma refeição pensada para assinalar a data de forma tranquila e memorável (sem se preocuparem com tachos).
A partir do próximo mês, o restaurante lisboeta Canalha regressa com um pop-up ao Sublime. O chef português - e criador do projeto - traz para a mesa uma carta que celebra os produtos nacionais e uma cozinha descomplicada, num ambiente onde a sofisticação e a tranquilidade se encontram no seu melhor.
Marcelo Araújo e Patrícia Berardi tinham o sonho de produzir grandes vinhos no Dão. E fizeram como na Borgonha, aproveitando pequenas diferenças de terroir para conseguir um resultado ora mais estruturado e intenso, ora mais elegante e fresco. Não há nada como ver um sonho realizado.
Numa noite marcada por sabores intensos e surpreendentes, descobrimos uma cozinha que se revela na simplicidade dos ingredientes e na ousadia das combinações. Cada prato foi uma experiência sensorial, feita de contrastes e autenticidade genuína.