A cidade de Aveiro assume o protagonismo como palco doprimeiro evento da Associação Viveiro, uma iniciativa que desafia as pessoas a descobrir as relíquias de várias regiões do país. Sob a orientação do chef Ricardo Costa,as atividades começam a 4 de maio, ao mesmo tempo do lançamento do Guia Gastronómico de Aveiro.
Como Capital Portuguesa da Cultura em 2024, Aveiro transforma-se num viveiro de ideias, negócios e tradições ao longo dequatro fins de semana temáticos. Carlos Martins, responsável pela Associação Viveiro, destaca a importância de refletir sobre a gastronomia local em diversas dimensões, desde a histórica até à política, e celebrar a sustentabilidade e o futuro através de jantares, conversas, workshops e espetáculos.
A iniciativa divide-se em quatro temas - Identidade, Democracia, Sustentabilidade e Inovação- e distribui-se ao longo do ano, com atividades marcadas para maio, junho, setembro e novembro. O Mercado do Peixe de Aveiro servirá como quartel-general, culminando numa Ceia de Natal performática em dezembro. Oprimeiro fim de semana, dedicado ao tema Identidade, será especialmente marcante. Além do lançamento do Guia Gastronómico de Aveiro, os participantes terão a oportunidade deexplorar a identidade dos vinhos da regiãodurante o Dia Internacional da Baga, com visitas a sete produtores da Bairrada.
OMuseu de Aveiroserá palco de uma degustação especial do Guia Gastronómico, curada pelo chef Ricardo Costa, seguida por uma conversa sobre a herança culinária e o legado gastronómico da região.O evento encerrade forma inclusiva, com um workshop gratuito de ovos moles na antiga estação ferroviária de Aveiro, orientado pela Associação de Produtores de Ovos Moles.
Ricardo Costa termina destacando a importância de preservar e promover o rico património gastronómico de Aveiro, enfatizandoa qualidade dos produtos locais e a diversidade culinária da região. "Viveiro: Aveiro 2024" avizinha-se uma experiência enriquecedora para toda a família, reunindo residentes e visitantes para celebrar a identidade gastronómica desta bela cidade que tem a ria de onde vêm das mais deliciosas ostras do país.