As cidades preferidas de João Cajuda em Itália
O blogger de viagens partilhou com a MUST as suas paragens favoritas no país.
Se é uma das mais de 280 mil pessoas que acompanham o blogger de viagens João Cajuda através do Instagram, sabe que o português nunca está no mesmo sítio. De todos os lugares que já visitou, escolhemos Itália e seguimos viagem. Para Cajuda, todas as cidades deste país "superaram sempre as minhas expetativas". Imagina aquele sítio onde não voltaria? João não consegue. "Voltaria a qualquer lugar em Itália agora mesmo!", diz.

Quais as cidades italianas que adora e por quê?
1- Roma, por ser uma cidade incrível, feita de história, com uma incrível arquitetura e ao mesmo tempo muito atual e cosmopolita,
2- Siena, uma cidade calma mas muito bonita, andar pelas suas ruas é como viajar no tempo,
3- Florença, tal como Roma é uma cidade que está cheia de cultura e conta com alguns dos museus mais famosos do mundo, diria que é uma Roma mais calma e pequena,
4- Favignana, é uma cidade que também tem nome de ilha onde passei um verão inesquecível,
5- Veneza, não é preciso dizer muito sobre Veneza, é uma cidade mágica e que só não está mais para cima neste top porque tem demasiados turistas e torna a experiência da sua visita menos agradável.
Em que lugar da Itália se sentiu mais feliz?
Foi na ilha de Favignana, dias e noites de verão, água maravilhosa, comida excelente, bom vinho. Não há melhor que isto! [Veja no vídeo as sugestões de João para a região da Sicília.]
Conte-nos sobre uma pequena cidade na Itália que tenha conhecido e adorado.
Montepulciano foi uma cidade que visitei por acaso e que me deixou de boca aberta. É muito bonita!

A MUST esteve com João Cajuda no lançamento do perfume K da Dolce & Gabbana em Portugal.
Uma viagem pela bella Itália
Inspire-se nas paisagens de sonho e na arte projetada a cada esquina. Viva o verdadeiro estilo de vida italiano em todo o seu esplendor.
A cozinha japonesa é feita de rigor, memória e detalhe, mas também de reinvenção. No Ajitama, tradição e inovação encontram-se numa nova carta que desafia a forma como se prova ramen.
O investimento de cerca de 50 milhões de euros, feito pela Sogevinus, está na origem deste pequeno bairro gastronómico, vínico e de bem-estar que floresce debruçado na encosta de Vila Nova de Gaia. Nacho Manzano, chef espanhol com três estrelas Michelin, assina as cartas dos dois restaurantes da propriedade.
Em Seixas, Caminha, há um hotel-museu à espera de ser vivido – e não apenas visto. Esta majestosa mansão em estilo arte nova, um dos mais magníficos exemplares dos “Palacetes Brasileiros” construídos em Portugal no princípio do século XX, é hoje muito mais que mero símbolo de um glorioso passado.
Dos grandes clássicos às versões pop-up, para quem gosta de panquecas ou comida indiana, para veggies ou celíacos, estes são os melhores spots da cidade para experimentar uma refeição que vale por duas.