Prazeres / Drive

Vision EQXX, o Mercedes com painéis solares e interiores feitos com extratos vegetais

É verdade. O protótipo mais recente da marca alemã promete uma autonomia de pelo menos mil quilómetros com apenas uma única carga de bateria. Além disso, conta com painéis solares no tejadilho e resíduos de aterro na sua estrutura. Mais amigo do ambiente é impossível.

A carregar o vídeo ...
05 de janeiro de 2022 | Ana Filipa Damião

Foi na edição de 2022 da Feira Eletrónica de Las Vegas, que aconteceu há uns dias, que a Mercedes-Benz fez as delícias dos entusiastas de automóveis ao apresentar o seu protótipo mais recente, o Vision EQXX.

Segundo a marca alemã, o automóvel do futuro demonstra quão eficiente, sustentável e luxuosa pode ser a mobilidade elétrica. E não é para menos. Graças ao design aerodinâmico, que liga muito bem com as linhas futuristas, o Vision EQXX conta com um alcance de mil km com apenas uma única carga de bateria, o que equivale a um consumo de menos de 10 kWh de energia por 100 km, com base nos testes que a Mercedes simulou em computador. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, não existe nenhum EV no mercado dos EUA que consiga tal feito. É quase caso para se dizer que é um carro de outro mundo. Para além de ser atrativo ao olhar, o seu design permite um coeficiente de arrasto de apenas 0,17 Cd, enquanto o Mercedes EQS tem de 0,20 e o Porshe 911 Turbo tem de 0,33.

O protótipo foi concebido para ser o mais leve possível. A bateria tem metade do tamanho e é 30% mais leve que a dos Mercedes EQS, armazenando, no entanto, a mesma quantidade de energia. As jantes são feitas de magnésio de baixo peso, os discos dos travões em liga de alumínio e as molas da suspensão são de plástico reforçado com fibra de vidro.

Jantes
Jantes Foto: Mercedes Benz

A carroçaria inclui uma subestrutura em forma de teia concebida para ter metal apenas onde é necessário, sendo que os espaços vazios são preenchidos com um material denominado UBQ, feito a partir de resíduos de aterro, explicou a marca. No tejadilho, o protótipo conta com diversos painéis solares que fornecem energia suplementar para o ar condicionado, luzes e ecrãs táteis e ainda um acréscimo de autonomia até 25km. Ao todo, pesa 1750 kg.

Tejadilho com paiéis solares
Tejadilho com paiéis solares Foto: Mercedes Benz

Quanto ao interior, o couro foi substituído por um material à base micélio (parte vegetativa dos cogumelos) e por fibras de catos. O piso é feito inteiramente de fibra de bambu. O tal ecrã tátil de peça única estende-se ao longo do habitáculo – cerca de 120 cm em resolução de 8K. E como todos os componentes no EQXX, também o sistema de som foi elevado ao patamar seguinte. Para ser mais expressivo e realista, o sistema é representado por um avatar em forma humana, composto por pequenas estrelas, baseado na jovem Mercedes Jellinek, filha de Emil Jellinek, antigo cliente da Daimler, segundo a CNN.

Design interior
Design interior Foto: Mercedes Benz

Por último, e sem detalhes minuciosos, sabe-se que o motor deverá ter uma potência em redor dos 150 kW (204 CV), proporcionando um consumo energético inferior a 10 kWh/100 km. A marca alemã pretende demonstrar o alcance do automóvel num teste de condução já esta primavera.

Saiba mais automóvel, Mercedes, sustentabilidade carro elétrico
Relacionadas
Mais Lidas
Drive Douro recebe um dos maiores encontros de supercarros da Europa

É difícil ficar indiferente ao rugido de um Ferrari, ao design arrojado de um Lamborghini, ou à elegância intemporal de um Aston Martin. De 25 a 27 de abril, o coração do Douro — entre Vila Real e Lamego — será palco de um dos mais impressionantes encontros automobilísticos de velho Continente: o Gathering Supercars 2025.

Drive Já viu por aí este carro, o Lynk & Co 01?

Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...