Prazeres / Drive

Mé-ha-ri! Ci-tro-ën!

Há 55 anos, em pleno maio de 68, a Citroën lançava uma versão ainda mais utilitária do já bem utilitário “dois-cavalos”: o Méhari. Leve, espartano, simples e barato, com capota, sem capota, ele era jipe, era camião.

A carregar o vídeo ...
19 de maio de 2023 | Luís Merca

Um pouco de História não faz mal a ninguém

A 16 de maio de 1968, Paris ainda não estava a arder, mas os paralelepípedos das ruas já voavam por cima das barricadas. Fez há poucos dias 55 anos, era apresentado no Campo de Golfe de Deauville (convenhamos que um local e um desporto, digamos, algo bourgeois para os tempos que se viviam) o Citroën Méhari. O nome vem do árabe "mahariy" e identifica o dromedário, o "camelo de uma só bossa", nativo do Norte de África e com uma larga utilização ao longo de todo o Sahara. 

Citroën Méhari verde.
Citroën Méhari verde. Foto: Citroën

Simples e barato

O conceito do Méhari era a simplicidade. E o preço competitivo, bem entendido. Baseado no châssis do Citroën 2CV, e partilhando a mesma suspensão independente e o motor (o dois cilindros boxer de 602 cm3 e 29 cavalos), o Méhari era fabricado em ABS, um tipo de plástico com "memória", o que lhe permitia absorver as amolgadelas – a muito baixa velocidade, claro – regressando à sua forma inicial. A carroçaria era modular e composta por apenas 11 (onze) peças, facilmente desmontáveis e reparáveis. Podia-se, por exemplo, retirar as duas portas, acrescentar dois bancos atrás (elevando a capacidade para quatro passageiros), transportar diversos tipos de carga, tudo isto em qualquer altura do ano e independentemente das condições climatéricas – sim, embora o Méhari fosse tecnicamente uma pick-up descapotável, a chamada capota de inverno permitia-lhe enfrentar – com um nível de conforto "flutuante", vá – as quatro estações do ano. Manutenção? Simples e barata. Lavagem? À mangueirada, claro, quer no exterior, quer no interior: não havia cá tapetes, estofos e outros têxteis a proteger da água, nem eletrónica (eletro-quê?) a poder entrar em curto-circuito. Catálogo de cores? Nada de complicado: os pigmentos misturados na formulação do ABS iam do amarelo ao vermelho, de dois tons de verde a outros tantos de bege, do laranja ao ciano. E como os raios UV atacam a cor do ABS, muitos Méhari iam ficando "desbotados" ao longo do tempo. 

Citroën Méhari descapotável.
Citroën Méhari descapotável. Foto: Citroën

Versões e edições especiais

Versão, no singular: sendo um 4x2, tração à frente, o Méhari recebeu uma versão 4x4 entre 1979 e 1983. Distinguia-se no exterior por ter a roda sobressalente deitada sobre o capot. Desta versão foram vendidas bastantes unidades para os exércitos francês e irlandês, bem como para corporações de bombeiros e Cruz Vermelha. 

Quanto às edições especiais, no plural, porque foram duas e ambas vendidas em Portugal: o Méhari Plage, com um visual que evocava os meses de férias e uma vistosa cor amarela; e o Méhari Azur, de temática náutica e do qual apenas 700 unidades foram produzidas. 

Versão Citroën Méhari Azur.
Versão Citroën Méhari Azur. Foto: Citroën
Simbolo Citroën Méhari Azur.
Simbolo Citroën Méhari Azur. Foto: Citroën

Por falar em produção...

O Citroën Méhari foi fabricado ao longo de quase 20 anos, entre 1968 e 1987, num total de 144.953 unidades. A maioria saiu da fábrica Citroën de Forest, na Bélgica, mas também foi produzido noutras unidades fabris da marca em França, Espanha e Portugal: da fábrica de Mangualde saíram, entre 1969 e 1983, 19.749 Citroën Méhari. 

Citroën Méhari branco.
Citroën Méhari branco. Foto: Citroën
Saiba mais Citroën Méhari, Automóveis, Carros, Velocidade, Diversão
Relacionadas

Os 50 carros desportivos mais clássicos do último século

Dos belos modelos de competição automobilística até aos exemplares de coleccionador raríssimos, esta nova bíblia dos clássicos automóveis reúne, em mais de 500 páginas, as histórias e peripécias mais incríveis do último centenário.

O novíssimo elétrico Fiat Topolino, e o pouco que sabemos sobre ele

A Fiat foi ao baú (e se o tem grande e rico) recuperando de lá ao nome Topolino para batizar o novo quadriciclo elétrico, parte da sua estratégia de mobilidade sustentável. Quando, onde, como, quanto? Bem gostaríamos de responder, mas a marca italiana quer que soframos de curiosidade até à última.

Mais Lidas
Drive Já viu por aí este carro, o Lynk & Co 01?

Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...