Sabores / Lugares / Drive / Artes / Prazeres

Em Oeiras celebram-se Artes e Ofícios

A primeira edição da Bienal Artes e Ofícios | Novo Design, que acontece de 20 a 25 de setembro em Oeiras, reúne talentos de países como os EUA, Suíça, Alemanha, Itália, França e, claro, Portugal.

Foto: Olaria Feliciano Antonio Branco Agostinho @ Abel Yares
20 de setembro de 2022 | Rita Silva Avelar
PUB

Tudo o que se liga à Cultura nunca é demais celebrar: mais, é essencial. Com o propósito de promover as últimas tendências na arte do design e da manufatura, esob o importante selo "Temporada Cruzada Portugal – França 2022", a Bienal Artes e Ofícios | Novo Designchega para uma primeira edição em Oeiras. O evento instala-se em vários locais, como o Auditório Municipal Eunice Muñoz (onde decorre a conferência internacional), o Mercado Municipal de Oeiras (onde acontece a mostra in loco), ou o Centro Cultural Palácio do Egipto (onde decorre a exibição de curtas).

2022-09-20_16_14_27 MAD02_03_04_001_Talha_AntonioJoaquimBicho_AbelYares©PassaAoFuturo (134)_LR.jpg Foto: Abel Yares



Trata-se, portanto, de uma mostra com mais de 30 expositores selecionados e representantes dos vários ofícios existentes nas várias regiões do país, que inclui workshops e masterclasses para todos os interessados em saber mais ou por as mãos na massa. 

2022-09-20_16_14_53 CER_02_002_Olaria Mira Agostinho_Feliciano Agostinho_jr_Maria Gaio_AbelYares©PassaAoFuturo_LR (11).jpg Foto: Abel Yares



Na conferência internacional, que arranca esta quarta, 20, discutem-se temas como as "políticas de apoio ao setor do artesanato", "educação e formação" ou "resiliência económica", todos relacionados com Artes & Oficios, e com a presença de oradoras como Maria João Burstoff, Catarina Portas ou Graça Lopes.

PUB
2022-09-20_16_15_23 MAD_08_001_PinturaDecorativaAlentejana_EtelvinaSantos_AbelYares©PassaAoFuturo (105)_LR.jpg Foto: Abel Yares



Nas masterclasses, destacam-se temas tão diferentes quanto "Como vender os meus produtos?" de Paulo Sellmayer, designer de produto e cofundador da VICARA, ou "Fotografia de produto com smartphone" de Pedro Sadio, fotógrafo e diretor criativo. Há ainda uma programação cultural que contempla workshops de olaria, pintura de móveis alentejanos, ou até iniciação à afiação de facas. Mais informações em www.spira.pt.

PUB