Prazeres / Lugares

A melhor road trip do mundo

Um passeio entre a Toscana e a Riviera Francesa ao volante de um desportivo clássico e com alojamento nos melhores hotéis. Do que está à espera? É tempo de se pôr En Route to la Dolce Vita.

Foto: Getty Images
24 de agosto de 2019 | Bruno Lobo

O nome é inspirador. Escrito em Francês, Inglês e Italiano, En Route to la Dolce Vita predispõe-nos para viver uma experiência inesquecível, uma combinação entre o glamour da Riviera Francesa, o encanto da Toscana e a exuberância da Lombardia. O programa é organizado por três hotéis da cadeia Four Seasons, em Milão, em Florença e em Cap-Ferrat. Em cada hotel irá encontrar um daqueles carros desportivos que fazem sonhar. Clássicos, originais e impecavelmente restaurados, tais como os icónicos Mercedes-Benz 190 SL Cabrio, o Porsche 356 Speedster ou o Alfa Romeo Giulietta Spider (de 1961), em azul-celeste. Este último é um veículo tão cinematográfico que apareceu em vários filmes, desde A Doce Vida (de 1960), de Federico Fellini, até Nove (de 2009), de Rob Marshal, com Guido Contini, interpretado por Daniel Day-Lewis, ao volante. Todos eles de dois lugares para umas férias passadas em modo romântico. Poderá começar o passeio em Florença, entre as cores ocres dos campos da Toscana, ou iniciá-lo em Milão ou em Cap Ferrat, rodeado do azul profundo do Mediterrâneo. Isso dependerá de si porque o importante é a viagem e não tanto o destino. Irá sentir a adrenalina de conduzir um "clássico" dos anos de 1960 em cenários maravilhosos e com todos os confortos do mundo moderno. Parece tudo um grande cliché. Na verdade é-o, mas não há como escapar-lhe, tantas foram as vezes que estas paisagens serviram de pano de fundo para filmes ou para anúncios comerciais sobre férias, alegria, paixão e tudo o que há de bom na vida. Numa cena de Ladrão de Casaca (de 1955), de Alfred Hithcock, a ainda não princesa Grace Kelly oferece "perna ou peito" a Cary Grant durante um piquenique, na Riviera Francesa. A suave conotação sexual é memorável e, mesmo que não esteja interessado em recriá-la, poderá copiar o piquenique com a vantagem de saber que o seu "cesto" foi preparado pelos chefs da cadeia Four Seasons. Ou, se preferir, poderá almoçar e jantar em restaurantes que fazem a fama da gastronomia da Itália e de França, o que será possível de realizar através de uma pequena "cunha" do hotel. Nesta viagem tudo é personalizável, pelo que poderá contar com as equipas de conciergerie desses hotéis para lhe prestarem uma preciosa ajuda, de modo a não falhar algum dos "tesouros" ao longo do percurso: as vilas mais bonitas, os cenários pitorescos, os lagos escondidos nas montanhas, as sinuosas estradas à beira-mar ou os campos a perder de vista. É um modo quase único de apreciar a dolce vita dos italianos ou a joie de vivre dos franceses que está, agora, ao seu alcance para o desfrutar ao volante.

Four Seasons Hotel Firenze
Four Seasons Hotel Firenze

A importância do pormenor

Partindo de Milão, a viagem para qualquer uma das outras duas cidades demorará cerca de seis horas. Já a ligação entre Florença e Cap-Ferrat perto de oito horas. O tempo pode variar, obviamente, até porque o itinerário será sempre personalizado para acomodar as suas preferências e gostos pessoais. Ser-lhe-á entregue um road book com o percurso, no qual se destacarão os pontos de interesse ao longo da viagem. Em cada paragem terá um serviço de valet parking (que inclui o serviço de limpeza da viatura). Também não precisará de se preocupar com a bagagem. Convém focar-se na condução, mas, fora isso, há que apreciar a paisagem, porque tudo o resto estará tratado. O cuidado prestado é visível na apresentação técnica do automóvel, a qual será efectuada antes da partida. Ressalte-se o facto de ser, em cada etapa, secundado por uma equipa de apoio que o acompanhará, mas numa outra viatura e sempre a uma distância de "segurança", de modo a deixá-lo usufruir da viagem em liberdade. A comunicação entre os dois carros processar-se-á por walkie-talkie e, se pretender, poderá optar pela instalação de um sistema de mãos livres, tanto para as comunicações como para a música. Será um sacrilégio, mas é uma escolha. Pela nossa parte, sugerimos que se esqueça do telemóvel e que ouça os sons ambientais e o doce ruído do motor do "clássico". Afinal, será esse o motivo que o estimula nesta aventura. Preços a partir de €3240 por etapa, para uma pessoa.

Four Seasons Hotel Firenze
Four Seasons Hotel Firenze
Saiba mais viagens, lugares, experiências, road trip, carros, hotéis, Toscana, Riviera Francesa
Relacionadas

Roteiro pelas novas capitais da Moda

Nova Iorque, Milão, Londres e, claro, Paris são as capitais de Moda consagradas. Mas a globalização do mercado e a procura da novidade fazem emergir novos epicentros de moda em cidades surpreendentes e recheadas de novidades.

Quanto mais pequeno, melhor!

Acampar já não é o que era… O glamping (um cruzamento de glamour com camping) passou de tendência a forma de viajar e multiplicam-se as opções para estar em contacto com a dita Natureza em acomodações diferentes e de luxo.

LA (not so) Confidential

O lado soalheiro dos Estados Unidos fica na costa oeste, onde os sorrisos são genuínos e a informalidade é rainha. Preparamos um roteiro para conhecer o melhor de Los Angeles.

Um dia nas corridas de Ascot

Ascot é um reduto das corridas de cavalos e dos homens e das senhoras que são obrigados a observar um rigoroso dress code. A MUST esteve na zona mais exclusiva de Royal Ascot para assistir às corridas de equídeos mais elegantes do mundo.

E se pudesse dormir num museu?

Há um novo hotel em Quioto, Japão, que desafia os hóspedes a escolher entre uma das 31 exposições permanentes dos seus quartos.

Loucas por futebol

Sobre o amor tribal, os piercings na língua, as meninas que choram em frente à televisão e as invasões de campo. Este é um relato fiel sobre a paixão pelo futebol. Escrito por mulheres, sim. Mas isso é apenas um detalhe.

Malta é uma cápsula do tempo

Inesperada nas suas muitas camadas, Malta é um destino pouco óbvio, mas sempre surpreendente. Paisagens mediterrânicas, praias secretas, cidades seculares e cenários tão singulares que parecem ficção. Uma ilha perdida e achada, vezes e vezes sem fim.

Mais Lidas