Estilo / Moda

Peter Do é o novo diretor criativo da Helmut Lang

A coleção de estreia será apresentada durante a Semana de Moda de Nova Iorque, ainda este ano.

Foto: Helmut Lang
15 de maio de 2023 | Ângela Mata
Desde o lançamento da sua marca homónima, em 2018, que Peter Do rapidamente se tornou uma estrela em ascensão na indústria da alta alfaiataria. É conhecido pela sua estética minimalista, que normalmente gira em torno de uma paleta de cores baseada no preto e branco, com toques ocasionais de cor. Daí que, esta sua nomeação para assumir o comando dos fundamentos minimalistas da assinatura Helmut Lang, não seja inteiramente uma surpresa.

Peter Do inicia hoje, 15 de maio, o seu papel enquanto diretor criativo da Helmut Lang, já a pensar na primeira coleção de estreia que ocorrerá durante a New York Fashion Week em setembro futuro. Do irá supervisionar as coleções masculinas e femininas e continuará a administrar a sua própria empresa, ao mesmo tempo.

Nascido em Biên Hòa (Vietname), estudou no Fashion Institute of Technology em Nova Iorque e ganhou o primeiro LVMH Graduate Prize em 2014. Treinou no atelier de prêt-à-porter da Céline, na época de Phoebe Philo, antes de retornar para Nova Iorque para trabalhar com Derek Lam. Entretanto, já depois de ter criado a sua marca homónima, em 2018, foi indicado três vezes ao Prémio CFDA e foi finalista do Prémio LVMH em 2020. Do apresentou o seu primeiro desfile na New York Fashion Week na temporada de primavera de 2022 e, finalmente, no mês passado, revelou um lookbook de peças básicas que descreveu como um "bom recomeço".
Peter Do SS 22
Peter Do SS 22 Foto: Peter Do

A empresa Helmut Lang foi fundada em 1986 pelo designer austríaco e, desde então, passou por muitas mãos até que Lang a deixou em 2005 para se dedicar à arte. A marca ressurgiu em 2007, quando foi adquirida pela Link Theory Holdings, agora subsidiária da Fast Retailing, do grupo Prada, que contratou Michael e Nicole Colovos para liderar uma reformulação criativa. Los Colovos deram à marca um toque contemporâneo, mas longe do ponto de vista mais vanguardista e artístico do seu fundador. Após a saída da dupla em 2014, Helmut Lang foi gerenciado por uma equipa de design interna anónima. A contratação de Do marca a nomeação de maior destaque na Helmut Lang desde a gestão de Oliver. 

Helmut Lang marcou a moda do seu tempo. Um dos seus principais sucessos foi a Helmut Lang Jeans, que reavivou o mercado dos jeans de luxo. Timothée Chalamet trouxe a marca de volta aos holofotes, ao usar recentemente um colete de couro vintage da coleção de Lang's Spring 1998, em CinemaCon, Las Vegas.
Timothée Chalamet em CinemaCon, em Las Vegas, ao lado de Zendaya.
Timothée Chalamet em CinemaCon, em Las Vegas, ao lado de Zendaya. Foto: Getty Images
Saiba mais Moda, Atualidade, Marcas de luxo, Peter Do, Helmut Lang
Mais Lidas