Estilo

HIT, o treino de alta intensidade que só implica 15 minutos do dia

Entre 15 a 20 minutos é o tempo que dura um treino intervalado de alta intensidade, que pode ser feito a qualquer hora e em qualquer sítio.

Foto: Unsplash
06 de julho de 2021 | Rita Silva Avelar
Nem a pandemia nos impediu de dar como desculpa número um para não fazer desporto a "falta de tempo". Ainda assim, e embora muitas pessoas tenham optado por treinos indoor, a maioria já voltou aos jardins e aos ginásios para fazer o tal treino do dia que é uma fuga ao stress diário para revitalizar mente e corpo. 

Caso seja uma dessas pessoas que leva a vida a correr, sem tempo para treinar, saiba que há treinos para si. "Quando não tem tempo para treinar, ou se tem pouquíssimo tempo, pode fazer um HIIT (High-Intensity Interval Training)" começa por explicar José Afonso, personal trainer. "Em português significa "Treino Intervalado de Alta Intensidade", pode ser realizado em 15 ou 20 minutos, e consiste na realização de vários exercícios de forma quase consecutiva, havendo pouco tempo de descanso entre séries" diz. "A duração de cada série pode variar de 20 segundos a 2 minutos, sendo que o tempo de repouso pode variar de 0 a poucos segundos."
 
Nestes casos, o que devemos priorizar no treino, então? "Para procurar trabalhar vários grupos musculares podemos escolher os agachamentos, os walking lunges ou os jump squats para o desenvolvimento dos membros inferiores, e os push ups e os tricep dips para os membros superiores. Todos estes não necessitam de equipamento e podem ser realizados em casa" esclarece José Afonso.
Este tipo de treino, como é curto, pode ser realizado todos os dias ou 2 a 3 vezes por semana. Veja exemplos de alguns destes exercícios no vídeo abaixo.
A carregar o vídeo ...
Saiba mais Treino, Desporto, Personal Trainer, José Afonso, Saúde, Treinar, Exercício, Correr, Passadeira, Ginásio, HIT, Treinar sem tempo
Relacionadas
Mais Lidas
Estilo Sexo casual é bom e recomenda-se?

Vergonhoso e sem importância, é com esta fama às costas que tem vivido o termo (e a prática) referente a sexo ‘casual’. No geral, são vários os motivos apontados. Em particular e visto à lupa, esta escolha parece não representar nada de errado. Formalismos à parte, é claro.