Drive

Estrelas de cinema sobre rodas

Provavelmente está a reconhecer alguns destes automóveis. Porque há filmes e séries em que os veículos têm papéis secundários e até nomes próprios, o Pertersen Automotive Museum, em Los Angeles, reuniu mais de 40 veículos de histórias de ficção científica na exposição Holywood Dream Machines.

27 de fevereiro de 2020 | Carolina Carvalho

Alguns heróis de ação andarão à boleia por Hollywood durante uns meses, uma vez que o Petersen Automotive Museum reuniu uma série de veículos de ficção científica na exposição Hollywood Dream Machines: Vehicles of Science Fiction and Fantasy. O famoso museu de Los Angeles abriu ao público em junho de 1994 e esta exposição enquadra-se na celebração do 25º aniversário da instituição. A mostra vai estar patente até junho de 2020, sendo a maior desta celebração. "Com mais de 40 veículos do grande écran dispostos pelo museu, a exposição é uma ode à indústria que foi construída em Los Angeles", diz o diretor executivo do museu, Terry L. Karges, no comunicado da exposição. 

Imagem do interior da exposição Hollywood Dream Machines: Vehicles of Science Fiction and Fantasy.
Imagem do interior da exposição Hollywood Dream Machines: Vehicles of Science Fiction and Fantasy. Foto: Petersen Automotive Museum

O museu reuniu mais de 40 veículos que o público conhece do cinema e da televisão através de filmes e séries de ficção científica e de fantasia. Alguns dos elementos em destaque são os veículos Audi RSQ de I Robot (o filme é de 2004, mas passa-se no ano de 2035), a máquina do tempo de Regresso ao Futuro (1985), o Audi R8 de Iron Man (2008) ou o Bumblebee, personagem de Transformers com um filme próprio (2018) ou Warthog do jogo Halo. A mostra conta ainda com figurinos, adereços e planos de filmes e séries de diferentes épocas, assim como jogos. A mostra vai incluir também uma experiência Microsoft HoloLens de nome "Worlds Reimagined", na qual os visitantes vão poder experimentar uma tecnologia imersiva e ver o Waterhog de Halo e a máquina do tempo de Regresso ao Futuro de uma nova forma.

Imagem do interior da exposição Hollywood Dream Machines: Vehicles of Science Fiction and Fantasy.
Imagem do interior da exposição Hollywood Dream Machines: Vehicles of Science Fiction and Fantasy. Foto: Petersen Automotive Museum

Esta exposição é uma homenagem à indústria de ficção, já que estes veículos foram criados especificamente para as suas respetivas histórias e personagens e muitos não só ficaram na memória do público como se tornaram referências do filme ou série em que se enquadram. O Comic Com Museum, a Audi e a Microsoft colaboraram com o Petersen Museum na realização desta exposição. Veja agora alguns dos veículos em exibição.

O DeLorean de 1981 que tornou numa máquina do tempo no filme Back to the Future (1985). Pertence à coleção do museu.
O DeLorean de 1981 que tornou numa máquina do tempo no filme Back to the Future (1985). Pertence à coleção do museu. Foto: D.R.
O famoso KITT, o carro de Michael Knight que falava na série O Justiceiro, o Pontiac Firebird de Knight Rider, entre os anos de 1982 e 1986.
O famoso KITT, o carro de Michael Knight que falava na série O Justiceiro, o Pontiac Firebird de Knight Rider, entre os anos de 1982 e 1986. Foto: D.R.
Um dos For Rangers que visita turística do Parque Jurássico, em Jurassic Park (1993).
Um dos For Rangers que visita turística do Parque Jurássico, em Jurassic Park (1993). Foto: D.R.
Em cima, o Lincoln Futura de 1955 que se transformou em Batmobile na série Batman, de 1966. Em baixo o Batmobile dos filmes Batman (1989) e Batman Returns (1992).
Em cima, o Lincoln Futura de 1955 que se transformou em Batmobile na série Batman, de 1966. Em baixo o Batmobile dos filmes Batman (1989) e Batman Returns (1992). Foto: D.R.

AMT Piranha, o carro de 1966 da série da década de 1960 The Man from U.N.C.L.E.
AMT Piranha, o carro de 1966 da série da década de 1960 The Man from U.N.C.L.E. Foto: D.R.
O Lexus LC 500 de Black Panther (2018).
O Lexus LC 500 de Black Panther (2018). Foto: D.R.
Em cima o “Sedan de Deckard”, como o carro é chamado no filme Blade Runner (1982). Em baixo o um dos veículos de Blade Runner 2049 (2018).
Em cima o “Sedan de Deckard”, como o carro é chamado no filme Blade Runner (1982). Em baixo o um dos veículos de Blade Runner 2049 (2018). Foto: D.R.
O Lexus criado especialmente para o filme Minority Report com Tom Cruise, de 2002.
O Lexus criado especialmente para o filme Minority Report com Tom Cruise, de 2002. Foto: D.R.
A mota de Exterminador Implacável: A Salvação, de 2009 e protagonizado por Christian Bale.
A mota de Exterminador Implacável: A Salvação, de 2009 e protagonizado por Christian Bale. Foto: D.R.
O Jaguar XKR de Zao (interpretado por Rick Yune), um dos vilões do filme Die Another Day (Morre Noutro Dia, 2002) da saga 007. Este é o último filme com Pierce Brosnan no papel de James Bond e este carro é uma das estrelas de uma perseguição no gelo.
O Jaguar XKR de Zao (interpretado por Rick Yune), um dos vilões do filme Die Another Day (Morre Noutro Dia, 2002) da saga 007. Este é o último filme com Pierce Brosnan no papel de James Bond e este carro é uma das estrelas de uma perseguição no gelo. Foto: D.R.
Saiba mais Exposição, Automóvel, Los Angeles, Petersen Automotive Museum, Cinema, Ficção Científica, Super Heróis, Filme
Relacionadas

7 museus para viver a paixão pelos automóveis

A velocidade e a competição não são os únicos combustíveis dos aficionados por automóveis. Selecionamos sete museus onde se contam histórias, se celebram marcas, se contempla uma indústria em constante movimento e se aprecia a arte do design. Uma viagem com paragens obrigatórias em França, Itália, Alemanha, Estados Unidos e, claro, no Caramulo, em Portugal.

LA (not so) Confidential

O lado soalheiro dos Estados Unidos fica na costa oeste, onde os sorrisos são genuínos e a informalidade é rainha. Preparamos um roteiro para conhecer o melhor de Los Angeles.

Mais Lidas
Drive Belos, fashion e desejados

Carros há muitos. Mas estes são tão desejados, quanto são fashion e entusiasmantes. Aston Martin, Bugatti, Porsche, Audi e Lamborghini. Tudo ao dispor, desde que dinheiro não seja um problema.

Drive O modelo mais exclusivo da Bugatti

Beleza escultural e um ícone de arte. Assim é o modelo que celebra os 110 anos da Bugatti, a mítica marca do sul da Europa. O nome não engana: chama-se Centodieci e celebra as várias vidas do sonho do italiano Ettore Bugatti.

Drive Testosterona nas quatro rodas

Carros há muitos, mas há alguns fabricados para fazer sorrir os homens que gostam de conduzir. Saiba qual poderá ser o seu próximo carro de sonho. A adrenalina está ao rubro.