Robot da NASA aterra às 20h55 em Marte (e pode ver em direto)
A NASA continua à procura de sinais de vida no planeta vermelho, e a mais recente missão é a aterragem do robot "Perseverança" em Marte.

Às 20h55 (hora de Lisboa) poderemos ver em direto do canal de Youtube a aterragem do "Perserverance" (Perserverança, em português), um robot que está a caminho do planeta vermelho há sete meses. Esta manhã, o rover de seis rodas encontrava-se ainda a mais de 400 milhões de quilómetros da Terra, e agora prepara-se para a parte mais difícil da missão: aterrar em segurança. Este processo, que leva sete minutos, é automatizado, sendo feito pela própria nave e contando com a perícia dos engenheiros e programadores da NASA para acertar no local. Até à aterragem há um conjunto de etapas complexas e minuciosas que têm de ser executadas de forma cuidada. Por exemplo, ao entrar na atmosfera de Marte, que funciona como escudo térmico, a sonda desacelera, o que a protege nesta fase. Isto porque as temperaturas durante a descida vão subir até aos 1.300 graus Celsius.
Assim que a delicada sonda estiver a apenas 11 quilómetros da superfície de Marte, será lançado um paraquedas para ajudar na desaceleração. Só depois será lançado o escudo térmico e os foguetes assumem, aqui, o controlo do processo. Ao longo do último minuto, a nave descerá lentamente sob a força de um foguete. Depois, a nave paira e o "Perseverance" desce até à superfície de Marte, usando cordas de nylon. Assim que tal acontecer, a nave parte com rapidez para se autodestruir longe, deixando a sonda fazer o seu trabalho
Veja tudo em direto, aqui:Este é o workout que toda a gente, aparentemente, está a fazer. E só retira 20 minutos do seu dia.
No início da pandemia, especialistas em viagens apressaram-se em determinar a forma da recuperação. Seria em forma de L? Ou mais como um W? Um ano depois, apesar de breves períodos de recuperação e muita procura reprimida, a retoma das viagens ainda está para chegar.
Aos 78 anos, esta é a primeira vez que o artista revela tanto sobre si próprio num livro.
Quando o governador Gavin Newsom anunciou um "lockdown" na Califórnia ainda mais rígido em meados de dezembro, alguns residentes mais abastados correram para lugares - o mais longe possível - como a ensolarada Belize. Outros, que já antecipavam a medida, tinham partido há muito tempo.