Viver

Excêntrico, brilhante, polémico. Rupert Murdoch celebra 90 anos

Um dos magnatas dos media mais famosos da história celebra o seu 90º aniversário.

Foto: 1982. Getty Images
11 de março de 2021 | Rita Silva Avelar
PUB
A história da "dinastia" Murdoch, uma das famílias mais ricas e poderosas do mundo, é mais fascinante do que qualquer ficção. Assim o demonstra o documentário em três partes da BBC Two - The Rise of the Murdoch Dynasty, que acompanha a vida profissional e familiar do bilionário australiano Rupert Murdoch e os seus 60 anos ligado à News Corp.

O documentário mostrou o exorbitante património do magnata, que em 2015 foi classificado como a 32ª pessoa mais poderosa do mundo pela revista Forbesmostrando os seus iates, helicópteros e ilhas privadas. Mas também revelou as suas relações próximas com vários presidentes e primeiros-ministros, bem como as lutas de poder entre irmãos e ex-mulheres que marcam a sua vida.
 
Murdoch foi sempre conhecido pela sua excentricidade. Por exemplo, quando casou com a sua quarta e atual esposa, Jerry Hall (ex-mulher de Mick Jagger), em 2016 na Igreja de St Brides, a noiva ostentava um anel de diamantes que deslumbrou tanto como o seu sorriso. O casamento improvável foi um choque para todos - do momento em que foram apresentados à cerimónia, passaram apenas seis meses. Atualmente, Murdoch e Hall vivem em Bel Air, numa das muitas mansões rodeadas de vinhas que têm. 

Rupert Murdoch foi casado quatro vezes e tem seis filhos. Tem um património avaliado em 23,7 bilhões de dólares. 
PUB