Prazeres

Pedro Cabrita Reis apresenta exposição de retrospetiva

O artista português, de 67 anos e a celebrar 50 de carreira, apresenta "ATELIER", que reúne cerca de 1500 trabalhos, de 19 de maio a 28 de julho.

Foto: Bruno Daureo
10 de maio de 2024 | Rita Silva Avelar

Consagrado nome das artes em Portugal e internacionalmente, Pedro Cabrita Reis cumpre 50 anos de carreira, com a apresentação de "ATELIER", uma exposição retrospetiva da obra com 1500 trabalhos feitos ao longo dos anos. "Todas as obras são provenientes do acervo pessoal do artista, grande parte delas nunca expostas, e outras que serão mostradas pela primeira vez em Portugal", informa a comunicação d'O Apartamento. "ATELIER" mostra obras de pintura, desenho, gravura, escultura e fotografia, sendo que a conceção da exposição, a seleção de obras e o desenho de montagem foram todos da responsabilidade do artista.

Pedro Cabrita Reis sobressaiu, sobretudo, em meados da década de 80 do século passado, com uma obra "caracterizada por um idiossincrático discurso filosófico e poético, engloba uma grande variedade de meios: pintura, escultura, fotografia, desenho e instalações compostas de materiais encontrados e de objetos manufaturados", recorda O Apartamento.

"Um artista tem de ter sempre um tempo para fazer um balanço daquilo que é a sua trajetória. A cada momento, cada obra traz tudo aquilo que se fez e é também um pretexto para se repensar", recorda o artista. "Contudo, há momentos em que nos impomos — eu, pelo menos, me imponho — uma revisão mais alargada, mais profunda; olhar para mim e deitar tudo fora e começar tudo de novo, ou aproveitar tudo e não fazer mais nada", refere Cabrita Reis.

"ATELIER" estende-se ao longo de oito pavilhões da Mitra, em Marvila, Lisboa, ocupando uma área total de cerca de 3000 M2, abre ao público no dia 19 de maio, e estará patente até final de julho de 2024. "ATELIER" conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da Associação de Turismo de Lisboa e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, bem como de algumas empresas privadas.

Onde? Mitra – Polo de Inovação Social, Rua do Açúcar 1-15, Beco da Mitra 1950-204 Marvila, Lisboa Quando? Quinta-feira a domingo | 14h – 18h Reservas Entrada livre

Saiba mais Escultura, Pintura, Pedro Cabrita Reis, Lisboa, Marvila, Portugal
Mais Lidas
Prazeres O melhor hotel do mundo é…

Depois do sucesso dos World’s 50 Best Restaurants (lista da qual faz parte o Belcanto de José Avillez), a organização acaba de anunciar os 50 melhores hotéis do mundo em 2023. Uma lista com alojamentos de sonho, espalhados por todos os continentes.