Prazeres

Gitana 18, o gigante voador dos mares

O novo Maxi Edmond de Rothschild foi lançado em Lorient, depois de uma pré-apresentação em dezembro de 2025. Mas desta vez deu para ver este mega-trimarã na água. E é impressionante.

Gitana 18, o mega-trimarã de Edmond de Rothschild, lançado em Lorient
Gitana 18, o mega-trimarã de Edmond de Rothschild, lançado em Lorient Foto: DR
13 de abril de 2026 | Diego Armés

Podemos dizer que flutua? Podemos, porque é um facto. Se estiver atracado e sossegado, o Gitana 18, o novo Maxi Edmond de Rothschild, flutua e, olhando para ele dessa perspetiva, podemos até dizer que se trata de uma embarcação, de um barco, de um objeto de navegar, no limite, de um meio de transporte marítimo. Contudo, quando chega a mar aberto e as velas insuflam com o vento, este gigantesco trimarã não navega: ele voa. Não é metáfora, é mesmo no sentido literal: a mais recente criação da Gitana, que no dia 14 de fevereiro foi lançada no porto de Lorient, na Bretanha (Noroeste de França), atinge velocidades tão estonteantes que os foils (patilhões) retráteis servem para o manter preso à água.

Depois de uma pré-apresentação realizada a 4 de dezembro de 2025, quando se levantou pela primeira vez o véu sobre o Gitana 18, agora as águas ao largo de Lorient foram brindadas com uma demonstração daquilo de que é capaz este trimarã de 32 metros. Uma mistura tecnologia de ponta com opulência, de espírito artístico com ambição de alta-competição, o mais recente Maxi Edmond de Rothschild é muito mais do que um trimarã de corrida: é uma absoluta demonstração de luxo sobre as ondas, voando com o vento.

GITANA TEAM

A Gitana Team é a equipa de regatas do grupo financeiro Edmond de Rothschild, criada por Benjamin de Rothschild, o marido de Ariane de Rothschild, falecido em 2021. Ariane, CEO do grupo Edmond de Rothschild e proprietária da frota Gitana, mostrou-se impressionada com o novo trimarã. “Com o lançamento do Gitana 18, abre-se um novo capítulo na linhagem Gitana. Há 150 anos que a minha família expressa a sua paixão pelo mar e pelo desempenho náutico através destes iates lendários, sempre com um espírito de inovação. O novo Maxi Edmond de Rothschild é a personificação dessa visão. É ousado no seu conceito arquitetónico e no seu design artístico, criado por Florian e Michaël Quistrebert. Gostaria de agradecer à equipa pelo trabalho notável realizado ao longo de mais de três anos e aguardo com grande expectativa para ver este novo gigante a voar.”

Ariane de Rothschild com staff
Ariane de Rothschild com staff Foto: DR

O Gitana 18 é um trimarã de grandes dimensões, com 32 metros de envergadura, concebido para grandes regatas e travessias oceânicas. Os trimarãs da Gitana Team têm a particularidade de fazerem travessias oceânicas em modo de voo. Tal como o seu antecessor, o Maxi Edmond de Rothschild foi concebido para ultrapassar os limites do desempenho offshore. A ambição é clara: passar da navegação híbrida para a navegação totalmente com foils e liderar o surgimento de uma nova geração de trimarãs de regata oceânica ainda mais rápidos e potentes.

Para alcançar este objetivo, foi necessário pensar de forma ousada e aventurar-se em território inexplorado — desenvolvendo novos conceitos e validando-os através de testes exaustivos. Essa necessidade de constantemente avaliar e testar as inovações explica, em parte, a longa gestação do novo veleiro, um projeto que demorou 36 meses a desenvolver.

Gitana 18 lançado em Lorient após apresentação em dezembro
Gitana 18 lançado em Lorient após apresentação em dezembro Foto: DR

INOVAÇÕES E REVOLUÇÕES

Algumas das características mais marcantes e distintivas do Gitana 18 são os foils retráteis em forma de Y, o leme ou a quilha central. Inspirados nos monocascos com foils da America's Cup, estes foils em forma de Y apresentam asas com mais de cinco metros de extensão. Foram concebidos para proporcionar uma elevação significativa, maior potência e um ajuste fino extenso, permitindo um voo otimizado em todos os pontos de navegação e numa ampla variedade de condições.

Já o leme, que é revolucionário, tem uma geometria distintiva em forma de U, especificamente desenvolvida para resistir à cavitação a velocidades muito elevadas. A quilha central, posicionada no casco principal e equipada com um plano de elevação metálico de grande envergadura, marca uma clara ruptura com tudo o que foi projetado anteriormente neste tipo de iate. Ela gira enquanto permanece fixa em altura, numa configuração comparável à quilha de um monocasco.

O equipamento também se destaca pelo uso de espalhadores ajustáveis dinamicamente, permitindo que o mastro seja curvado sob carga para modificar a potência da vela mestra durante a navegação — algo sem precedentes nesta escala. A integração estrutural foi levada um passo adiante, com o cockpit e o teto do camarote formando parte integrante do casco central, proporcionando máxima rigidez — uma filosofia de design e execução que são imagem de marca da Gitana.

Com base em milhares de simulações, os números são convincentes: um ganho de velocidade projetado de 10 a 15%. A próxima fase começa agora — aprender a velejar, refinar e, finalmente, dominar esta extraordinária máquina voadora em condições reais de alto mar.

A APRESENTAÇÃO

Em dezembro, o Gitana 18 foi revelado, na presença dos seus proprietários, após 36 meses de desenvolvimento conduzido em sigilo quase total. Depois de sair do papel, em janeiro de 2024, este audacioso trimarã de 32 metros começou a tomar forma longe dos olhares curiosos. A 14 de fevereiro, porém, o Gitana 18 surgiu à luz do dia, manobrado cuidadosamente entre os edifícios de Lorient La Base antes de ser lançado ao mar a meio da tarde. A data foi escolhida deliberadamente. A equipa queria que a operação ocorresse num sábado para permitir que o maior número possível de adeptos pudesse partilhar o momento. Mas o tempo ainda precisava de colaborar. Lançar uma plataforma de 32 metros por 23 metros — seguida da montagem de um mastro com mais de 36 metros de altura — deixa pouca margem para erros.

O trimaran Gitana 18 é lançado em Lorient, após apresentação em dezembro
O trimaran Gitana 18 é lançado em Lorient, após apresentação em dezembro Foto: DR

“Hoje tudo correu bem”, disse o capitão Charles Caudrelier no final da operação. “A janela meteorológica foi quase inesperada, mas permitiu-nos lançar a plataforma e colocar o mastro logo a seguir. Correu tudo na perfeição!” A equipa beneficiou de ventos moderados a fracos — algo raro nas últimas semanas, devido às sucessivas depressões atlânticas que varreram a Bretanha, tal como têm varrido a Península Ibérica.

TESTES E COMISSIONAMENTO

Agora atracado no seu pontão em Lorient, o Gitana 18, o Maxi Edmond de Rothschild, aí permanecerá por mais alguns dias antes de zarpar para os seus primeiros testes marítimos na costa da Bretanha.

Dada a arquitetura do iate e a escala dos apêndices, vários componentes devem ser instalados assim que o iate estiver a flutuar. Quando as portas do hangar se abriram na manhã do lançamento, apenas os lemes flutuantes estavam no lugar. A sua geometria distinta em forma de U chamou imediatamente a atenção e suscitou perguntas dos espectadores. Em breve, eles serão acompanhados pelo leme central — que é retrátil — e pela quilha.

Equipa Gitana apresenta o Maxi Edmond de Rothschild em Lorient
Equipa Gitana apresenta o Maxi Edmond de Rothschild em Lorient Foto: DR

A história está apenas a começar. Para o capitão Charles Caudrelier e a equipa Gitana, os próximos meses serão dedicados ao delicado processo de afinação de um protótipo exigente e altamente sofisticado. A equipa tem até 1 de novembro — oito meses — para estar pronta para a regata e em Saint-Malo, para defender o título da equipa na Route du Rhum — Destination Guadeloupe. Talvez tenhamos, até lá, a oportunidade de apreciar, ao vivo, este gigante voador dos mares em ação.

Relacionadas

Hugo Santos Ferreira. “O luxo verdadeiro é discreto e confiante”

Depois de Nova Iorque, Hamptons e sul da Flórida, a empresa americana Corcoran, que vende imóveis de luxo, abriu um escritório em Lisboa na Avenida da Liberdade. O plano é abrir lojas no Príncipe Real (Lisboa), Comporta, Porto, Algarve e Madeira. Em Portugal, o negócio está entregue a Hugo Santos Ferreira, CEO da Corcoran Atlantic.

Mais Lidas