Prazeres / Artes

Vanessa Teodoro, a primeira portuguesa a colaborar com a Bang & Olufsen

Da colaboração da marca dinamarquesa com a artista plástica resulta uma capa de edição limitada, apenas disponível em 32 unidades.

18 de novembro de 2022 | Bianca Gregório com Rosário Castro.

O design das colunas de som da Bang & Olufsen é quase sempre um statement. É clean, minimalista e raramente passa despercebido. Um exemplo? A coluna Beoplay A9 que, apesar de relativamente recente, já é considerada icónica. Esta peça de decoração que transmite luxo e que enche as casas - e ouvidos - com uma acústica topo de gama é um best-seller, para além de desejada por muitos aficionados de música. De forma a comemorar o 10º aniversário desde o seu lançamento, a marca dinamarquesa convidou vários criativos mundiais a desenhar uma capa de edição limitada para cobrir o objeto.

Com um currículo que inclui parcerias com marcas como a Louis Vuitton, a Jaguar ou a Heineken, a artista plástica Vanessa Teodoro foi a escolha da marca para desenhar a versão portuguesa. 

Vanessa Teodoro dedica-se exclusivamente à arte desde 2009
Vanessa Teodoro dedica-se exclusivamente à arte desde 2009

A artista tinha uma missão: criar um objeto único, mas também passar uma mensagem importante e atual. E assim foi. A capa de tecido de edição limitada foi desenhada a preto e branco e tem inscrita numa caligrafia alusiva ao graffiti a frase "Make music, not war", uma forma de apelo à paz. 

"O mundo parece estar cada vez mais dividido e a música tem o poder de unir pessoas", explicou Vanessa Teodoro em comunicado. Apontou ainda para a importância de "nos ouvirmos uns aos outros" e ao planeta, e também de espalhar mensagens positivas. 

"Esta é uma colaboração em que a arte não é só vista, mas também ouvida", disse a artista plástica em comunicado

De forma a deixar o seu cunho nesta parceria, o fundo do protetor tem vários desenhos (doodles) em redor da frase principal - um pormenor característico das peças de Vanessa Teodoro. 

A peça é limitada a apenas 32 exemplares, que estão disponíveis online e nas lojas físicas da Bang & Olufsen em Portugal e Espanha.

Saiba mais Coluna de som, Bang & Olufsen, Vanessa Teodoro, Artista Plástica, Beoplay A9, Luxo, Coluna de Som, Som, Áudio
Relacionadas
Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.