Prazeres / Artes

O Tamagotchi está de volta? Sim e com novas mascotes e inúmeras funcionalidades

O brinquedo de sucesso dos anos 90 reinventou-se e regressa em forma de gadget infantil - o Tamagotchi Uni.

Foto: Unsplash
11 de julho de 2023 | Ângela Mata
PUB
Quem não se lembra da febre dos Tamagotchi nos anos 90? O animal de estimação virtual que todas as crianças queriam ter. Agora, pela mão da Bandai Namco, chega-nos este mês de julho a grande reinvenção do brinquedo que leva os Tamagotchi para o metaverso.

Com mais de 91 milhões de vendas em todo o mundo, acontece agora o primeiro lançamento da marca em simultâneo no Japão, América do Norte e Europa
Os novos Tamagotchi oferecem todo um novo mundo a cores. Foto: Tamagotchi

A MUST falou em exclusivo com Sara Martínez, Marketing Manager da Bandai em Espanha, e contou-nos ao detalhe tudo o que podemos esperar deste novo brinquedo, que promete cativar novos e velhos, disponível nas cores rosa e roxo, a partir de 15 de julho.

PUB
Quem nasceu nos anos 80 e 90 sabe perfeitamente o que é um Tamagotchi... De que forma aquele brinquedo impactou aquela geração?

O lançamento do brinquedo desencadeou uma revolução mundial de mascotes virtuais na década de 1990. Os Tamagotchis estavam em todo o lado, até o clássico som "beep beep" se ouvia nas ruas, nas escolas e em todo o lado, os pais de mascotes eletrónicas não se separavam dos seus Tamagotchis e, de facto, o dispositivo eletrónico fez com que os utilizadores estabelecessem laços muito pessoais e sentimentais, tornando-se até em algo para amar. Desde logo, foi inovador no ensino de valores relacionados com a responsabilidade, o cuidado e o afeto com as mascotes virtuais.

Que novidade é esta que agora surge? Quais são as principais características que diferenciam este novo brinquedo do antigo?  

O novo Tamagotchi Uni é o primeiro lançamento simultâneo da marca no Japão, América do Norte e Europa. Este novo dispositivo abre as portas a uma nova experiência para os utilizadores, elevando os cuidados com a mascote virtual "ao próximo nível", personalizando a experiência de jogo "como nunca antes", oferecendo infinitas opções de personagens e permitindo que os Tamagotchis tenham agora diferentes visuais, personalidades e até passatempos. A possibilidade de ligação à rede Wi-Fi dá aos fãs a oportunidade de jogarem em conjunto a partir de qualquer parte do mundo através do Tamaverso, o metaverso do mundo Tamagotchi, onde podem encontrar um universo totalmente novo com eventos multitudinários, jogos, festas para conhecer novos amigos, um centro comercial para fazer compras e até viagens para aventuras divertidas. O dispositivo Tamagotchi Uni também tem novas funcionalidades, como a possibilidade de desenhar objetos, aceder a conteúdos descarregáveis e a atualizações, ou passear com o Tamagotchi graças ao seu sensor de movimento, entre outras.

Com tanta tecnologia à disposição hoje em dia, havia uma necessidade de modernizar um brinquedo que tanto sucesso teve nos anos 90, certo?

PUB
A marca pretendia criar um dispositivo inovador no mercado, concebido para as novas gerações de hoje e com funcionalidades nunca antes vistas que quebram as regras do jogo dos cuidados.

Ainda assim, hoje em dia ainda se vende a versão antiga, correto? Vão manter ou vão substituir?

A estratégia da marca consiste em manter o Tamagotchi original dos anos 90 para os nostálgicos que brincaram com o dispositivo há 27 anos e, ao mesmo tempo, para que as novas gerações possam desfrutar dele da mesma forma. Pretende-se também que seja complementado com novos dispositivos inovadores e funcionalidades revolucionárias.

Porquê a escolha de Charli D'Amelio para embaixadora?

A Bandai escolheu a empresária, superestrela mundial e sensação do TikTok, Charli D'Amelio, como embaixadora do novo Tamagotchi Uni. Charli foi a escolha perfeita para embaixadora global, uma vez que admite ser uma grande fã do Tamagotchi e ainda mais agora que o dispositivo foi projetado para a sua geração, oferecendo uma experiência de jogo totalmente nova e interativa.
A grande novidade é também esta bracelete que o transformam num relógio fácil de transportar. Foto: Tamagotchi
Este novo Tamagotchi também permite que levemos a diversão para qualquer lugar de forma mais fácil, graças à pulseira integrada que transforma o dispositivo num acessório - uma espécie de relógio. Desta maneira, podemos continuar a cuidar dos personagens Tamagotchi favoritos e a interagir de novas maneiras aonde quer que vamos.

PUB
E outra diferença muito importante em relação ao Tamagotchi original é a de que, desta vez, não precisamos preocupar-nos com a durabilidade das pilhas, já que a bateria é recarregável através de um cabo USB que o dispositivo inclui.

A partir de 15 de julho disponível nos pontos de venda. Foto: Tamagotchi
PUB