Os anos 90 estão de volta à Diesel
A marca foi uma das primeiras a mostrar homens gay nas suas campanhas.

O novo presidente da Diesel quer fechar lojas, aumentar preços e expandir as vendas de ténis para transformar a marca de jeans que teve o seu auge na década de 1990.
Massimo Piombini, que assumiu o comando da Diesel no fim de janeiro, dias antes da Covid-19 ser declarada emergência global, já disse que as 436 lojas da marca espalhadas pelo mundo - algumas de propriedade direta, outras concessões - são "demasiadas, independentemente do coronavírus". Longe de atrapalhar os planos, a pandemia está a acelerar alguns elementos do processo.
"Acredito que se pode ter uma representação perfeita da marca com metade desta dimensão no mundo todo", disse em entrevista à Bloomberg. O seu plano é que a Diesel tenha lojas próprias em várias cidades centrais, como Nova Iorque, Londres, Berlim e Telavive.
A Diesel faz parte do OTB Group, fundado pelo empresário italiano da moda Renzo Rosso, uma vez chamado o "génio dos jeans" pela jornalista de moda Suzy Menkes. Outras marcas do grupo incluem a Marni, a Viktor & Rolf e a Maison Margiela. A Diesel continua a ser de longe a maior marca, tendo gerado cerca de 900 milhões de euros da receita de 1,5 bilhão de euros do grupo no ano passado. Na década de 90, tornou-se uma das marcas de estilo de vida globais mais conhecidas do universo design italiano e ajudou a colocar os jeans pela primeira vez numa categoria premium.
Piombini diz ainda que a Diesel "transformou o conceito do jeans no mundo todo" com a sua reputação de estar na vanguarda das mudanças e inovações culturais. Já na década de 90 Foi uma das primeiras marcas a retratar a homossexualidade na publicidade, tendo recebido aplausos pelo anúncio em que mostra dois marinheiros a beijarem-se.
Nos últimos anos, tornou-se uma marca do mercado de massas e perdeu a posição de luxo. Também teve dificuldade em fazer parte do rápido crescimento no setor do sportswear. E o ano passado, a divisão da Diesel nos EUA fez um pedido de recuperação judicial, depois de uma fracassada reorganização conduzida pela administração anterior. A nomeação de Piombini faz parte da estratégia de resgate implementada pelo fundador Rosso.
Expansão
Piombini, que anteriormente esteve à frente da marca Balmain, acredita que pode levar a Diesel à sua antiga glória. Além do encerramento de algumas lojas, o executivo quer aprimorar a linha da Diesel e melhorar o design e a qualidade dos materiais para criar um produto premium mais caro e que atraia um público mais jovem.
O presidente acredita ainda que existe uma oportunidade para a Diesel aumentar a participação no lucrativo mercado dos ténis. A marca já vende 700 mil pares de ténis por ano, e quer quadruplicar esse número.
O merchandising e marketing da Diesel também serão renovados e a empresa está empenhada em acelerar a transformação digital. O comércio eletrónico responde por apenas 12% das vendas da Diesel, mas a receita regista um crescimento na ordem dos dois dígitos. Na semana passada, a marca lançou o "Hyperoom", um showroom virtual semelhante ao físico em Milão, através da qual exibirá as suas coleções para fornecedores devido às restrições de viagens.
Boxers à vista
Os calções deste verão assumem tamanhos e padrões que fazem lembrar as boxers que normalmente estão escondidas por baixo das calças. A tendência, que relembra os calções dos anos 50, também chegou aos fatos de banho, agora em versões mais curtas e coloridas. Tudo em nome de um verão mais divertido e descontraído.
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Alguns designers associaram-se a grandes marcas de desporto como a Sacai com a Nike, Junya Watanabe com a New Balance e os designers Craig Green e Wales Bonner com a Adidas. Outros lançaram os seus próprios modelos que nem por isso são menos cool.
Em sets de filmes, na praia, de férias em destinos idílicos, Jane Birkin, Joan Collins, Ava Gardner ou Claudia Cardinale estão entre as mulheres mais emblemáticas e bonitas de sempre, aqui em pleno verão.
Gabriel-Kane Day-Lewis é músico e modelo e vive entre Nova Iorque e Paris. Um ícone de estilo, aos 25 está a perseguir uma carreira em nome próprio, e Hollywood já lhe piscou o olho.