Estilo

Paul Mescal, o novo Pierce Brosnan

Depois da sua performance na série Normal People, o ator irlandês Paul Mescal tornou-se um fenómeno ao nível de atores irlandeses tão sedutores como Pierce Brosnan, Colin Farrell, Michael Fassbender ou Cillian Murphy. Só que Mescal é o rosto da nova geração.

Foto: Instagram @paul.mescal
23 de novembro de 2020 | Rita Silva Avelar
PUB

Há sempre várias razões que transformam um ator numa estrela de Hollywood a par da beleza ou do talento. No caso de Paul Mescal foi o papel de Connell Waldron, na série adaptada pela BBC, Normal People, baseada no livro de Sally Rooney, que já foi vista por milhares de pessoas. Apesar da sua maravilhosa e premiada interpretação como o sensível Connel, nada faria prever que num ápice Paul Mescal veria a sua conta de Instagram alcançar mais de um milhão de seguidores em poucas semanas. Aliás, houve um grupo de fãs que foi mais longe e criou uma conta dedicada ao colar que o ator usa na série, tal o nível de histerismo em torno do jovem irlandês.

PUB
Foi por isso que - em entrevista à GQ britânica (é a capa da edição de janeiro/fevereiro de 2021) - Paul Mescal, de Maynooth, Irlanda, diz que "não teve controlo sobre um dos momentos mais importantes da sua vida." Com apenas 24 anos, o ator é agora um dos mais cobiçados da sua geração. Na história escrita pela também irlandesa escritora Sally Rooney, Marianne e Connell são dois jovens a viver numa vila pequena, que embora pertençam a estratos sociais e grupos diferentes apaixonam-se de forma imprevista, e escondem esse romance de tudo e todos. 

Ao longo dos anos, até à faculdade, vão-se aproximando e afastando conforme o rumo da vida de cada um, mas acabam sempre por cruzar-se e envolver-se. A personagem que Paul Mescal interpreta é particularmente enigmática, sedutora, sensível e também algo imprevisível. E segundo a escritora revelou numa entrevista à mesma publicação britânica em abril deste ano, aquando da estreia da série, Paul Mescal é tudo aquilo que imaginava para Connell.

O ator cresceu em Maynooth, onde praticou futebol gaélico durante vários anos, e licenciou-se em Artes Performativas na The Lir Academy do Colégio Trinity de Dublin, em 2017. Participou em várias peças de teatro, como Angela's Ashes ou The Great Gatsbyaté que em 2018 começou a filmar Normal People, ao lado de Daisy Edgar-Jones. "Tornei-me ator certamente não por acaso, mas tarde" conta, em entrevista a esta edição da GQ britânica. "Eu não era um daqueles miúdos que queria ser ator aos 12 anos de idade. De forma alguma. Na verdade, o meu pai fazia alguma representação e eu costumava vê-lo em peças e não sentia qualquer desejo de estar lá em cima [no palco], estranhamente (...) Lutei muito com essa decisão."

O seu próximo (e muito esperado) papel será na estreia como realizadora de Maggie Gyllenhaal, em The Lost Daughter

PUB