Estilo

Correr antes de comer queima mais gordura?

O jejum é uma prática defendida por vários estudos, mas será que correr com o estômago vazio elimina a gordura de forma mais eficaz? Especialistas em desporto respondem.

Foto: Leandro Boogalu / Pexels
01 de setembro de 2023 | Rita Silva Avelar
PUB

Correr de manhã não é para todos, sobretudo quando se tem dificuldade em sair da cama. Se a isto se acrescentar um estômago vazio a missão torna-se ainda mais difícil. Será que vale a pena o esforço? 

"O corpo dispõe de três fontes de produção de energia: carbohidratos, gorduras e proteínas. Normalmente, os carbohidratos são os primeiros a serem usados - porque são mais fáceis de serem processados pelo corpo. Quando eles já não estiverem disponíveis, após uma noite de jejum, o corpo usará as nossas reservas de gordura" explica Olivier Gaillard, treinador de corrida, à Madame Figaro. De acordo com este personal trainer, o corpo queima 50% da gordura de "reserva" durante a corrida, caso vá correr depois de jejuar mais de 10 horas, e só vai queimar 30% da gordura se tomarmos o pequeno-almoço (antes da corrida).

Mas atenção, avisa Jean-Christophe Miniot, médico especialista em desporto, à mesma publicação: "Correr com o estômago vazio não é a receita milagrosa para perder peso. Se quer perder gordura, tem que reequilibrar sua dieta". E não é só isso: "além de ser uma corrida de esforço, o corpo solicitará reservas de proteína muscular, o que nos expõe à perda de massa muscular", alerta Olivier Gaillard. E se ultrapassarmos uma hora de corrida em jejum, "os efeitos nocivos multiplicam-se".

Os dois especialistas aconselham manter estas sessões de corrida uma ou duas vezes por semana, começando com corridas de 20 a 30 minutos, um tempo que, no futuro, poderá ser aumentado. Durante a sessão, deve ser mantido um ritmo que lhe permita falar sem perder o fôlego."Não se deve ultrapassar 70% da frequência cardíaca máxima para não reduzir a proteína muscular", reforça Olivier Gaillard, algo indesejável para qualquer praticante de exercício físico.

PUB