Prazeres / Drive

O regresso da De Tomaso

O novo P72 foi a estrela que mais brilhou em Goodwood, o Festival de Velocidade do Reino Unido que marcou o regresso oficial da De Tomaso.

Ponto de partida para este projecto foi o De Tomaso P70, um protótipo de competição de 1964 projectado em conjunto por Alejandro de Tomaso e Carroll Shelby
Ponto de partida para este projecto foi o De Tomaso P70, um protótipo de competição de 1964 projectado em conjunto por Alejandro de Tomaso e Carroll Shelby
26 de julho de 2019 | Miguel Dias

O Festival de Velocidade de Goodwood reúne todos os anos em Sussex, no Reino Unido, alguns dos automóveis mais especiais do mundo, sejam clássicos milionários com várias décadas de história ou modelos acabados de apresentar.

Escusado será dizer que nenhuma marca gosta de passar despercebida, mas este ano, houve um modelo que brilhou mais do que todos os outros. Falamos do P72, o automóvel que assinala o regresso oficial da De Tomaso, marca italiana que viu os seus direitos comprados em 2014 pela Ideal Team Ventures (ITV).

Não há outra forma de o dizer: o P72 é fantástico. Quando foi apresentado, deixou toda a gente rendida, e até há quem diga que é um dos automóveis mais bonitos dos últimos anos. Os critérios de beleza variam de pessoa para pessoa e isso faz com que seja sempre difícil assumir estas posições. Mas se nos pedissem para votar, estaria certamente no ‘Top 3’ dos modelos mais elegantes que foram apresentados na última década.

Inspiração do habitáculo partiu do mundo da alta relojoaria e isso resultou em mostradores analógicos revestidos em cobre e com o fundo iluminado
Inspiração do habitáculo partiu do mundo da alta relojoaria e isso resultou em mostradores analógicos revestidos em cobre e com o fundo iluminado

O fascínio por este modelo deve-se, em grande parte, ao facto de ser um hiperdesportivo moderno com linhas clássicas. Foi inspirado nos carros de competição dos anos 60 e isso fica evidente em todos os painéis da carroçaria.

O ponto de partida para este projecto foi o De Tomaso P70, um protótipo de competição de 1964 que foi projectado em conjunto por Alejandro de Tomaso e Carroll Shelby, ainda que nunca tenha sido construído. Agora, muitos anos depois, a ITV recuperou a ideia e adaptou-a aos tempos modernos. E o resultado não podia ser melhor.

Mas se as linhas exteriores impressionam, o que dizer do habitáculo? Aqui, a inspiração partiu do mundo da alta relojoaria e isso resultou em mostradores analógicos revestidos em cobre e com o fundo iluminado, e numa transmissão manual com todos os mecanismos à mostra.

De Tomaso P72 terá uma produção limitada a apenas 72 exemplares
De Tomaso P72 terá uma produção limitada a apenas 72 exemplares

Quanto ao motor que vai equipar este modelo, a De Tomaso continua a manter as especificações nos ‘segredos dos deuses’. Ainda assim, e a avaliar pela imagem exterior, é fácil imaginar um ‘casamento’ perfeito entre esta carroçaria e um motor V12 naturalmente aspirado.

Ainda não há data oficial para a chegada às estradas, mas sabe-se que o De Tomaso P72 terá uma produção limitada a apenas 72 exemplares, cada um com um preço base de 750 mil euros.

Saiba mais Tomaso P72, Reino Unido, Goodwood, Alejandro de Tomaso, Sussex, ITV, Carros, Luxo
Relacionadas
Mais Lidas
Drive Já viu por aí este carro, o Lynk & Co 01?

Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...