O regresso da De Tomaso
O novo P72 foi a estrela que mais brilhou em Goodwood, o Festival de Velocidade do Reino Unido que marcou o regresso oficial da De Tomaso.

O Festival de Velocidade de Goodwood reúne todos os anos em Sussex, no Reino Unido, alguns dos automóveis mais especiais do mundo, sejam clássicos milionários com várias décadas de história ou modelos acabados de apresentar.
Escusado será dizer que nenhuma marca gosta de passar despercebida, mas este ano, houve um modelo que brilhou mais do que todos os outros. Falamos do P72, o automóvel que assinala o regresso oficial da De Tomaso, marca italiana que viu os seus direitos comprados em 2014 pela Ideal Team Ventures (ITV).
Não há outra forma de o dizer: o P72 é fantástico. Quando foi apresentado, deixou toda a gente rendida, e até há quem diga que é um dos automóveis mais bonitos dos últimos anos. Os critérios de beleza variam de pessoa para pessoa e isso faz com que seja sempre difícil assumir estas posições. Mas se nos pedissem para votar, estaria certamente no ‘Top 3’ dos modelos mais elegantes que foram apresentados na última década.

O fascínio por este modelo deve-se, em grande parte, ao facto de ser um hiperdesportivo moderno com linhas clássicas. Foi inspirado nos carros de competição dos anos 60 e isso fica evidente em todos os painéis da carroçaria.
O ponto de partida para este projecto foi o De Tomaso P70, um protótipo de competição de 1964 que foi projectado em conjunto por Alejandro de Tomaso e Carroll Shelby, ainda que nunca tenha sido construído. Agora, muitos anos depois, a ITV recuperou a ideia e adaptou-a aos tempos modernos. E o resultado não podia ser melhor.
Mas se as linhas exteriores impressionam, o que dizer do habitáculo? Aqui, a inspiração partiu do mundo da alta relojoaria e isso resultou em mostradores analógicos revestidos em cobre e com o fundo iluminado, e numa transmissão manual com todos os mecanismos à mostra.

Quanto ao motor que vai equipar este modelo, a De Tomaso continua a manter as especificações nos ‘segredos dos deuses’. Ainda assim, e a avaliar pela imagem exterior, é fácil imaginar um ‘casamento’ perfeito entre esta carroçaria e um motor V12 naturalmente aspirado.
Ainda não há data oficial para a chegada às estradas, mas sabe-se que o De Tomaso P72 terá uma produção limitada a apenas 72 exemplares, cada um com um preço base de 750 mil euros.
Aston Martin ao serviço de Sua Majestade
Inspirado no emblemático agente secreto, o novo automóvel é uma edição limitada a 50 unidades.
É difícil ficar indiferente ao rugido de um Ferrari, ao design arrojado de um Lamborghini, ou à elegância intemporal de um Aston Martin. De 25 a 27 de abril, o coração do Douro — entre Vila Real e Lamego — será palco de um dos mais impressionantes encontros automobilísticos de velho Continente: o Gathering Supercars 2025.
Não há outro Ferrari como o 166 Spyder Corsa de 1948. É o mais antigo na sua condição original e prepara-se para ir a leilão pela primeira vez em maio, em Villa d’Este, nas margens do Lago Como. Antes ainda, já no dia 8 de março, em Amelia Island, há um 250 GT California Spider, de 1959, que está a deixar os entusiastas loucos.
Conheça a história do supercarro dos anos 70 que viveu uma vida de clausura. O dono comprou-o mais para o adorar do que para o conduzir porque, durante quase 50 anos, o pobre veículo mal viu a luz do dia. Até que o dono morreu e um negociante de carros antigos o "libertou".
A "Polestar Conquest Bonus" – assim se chama a promoção – oferece cinco mil dólares de desconto a proprietários de Teslas que queiram ver-se livres do seu veículo. A marca sueca de carros elétricos decidiu rentabilizar o descontentamento com Elon Musk.