Christian Bale foi aprender a conduzir em pista para o filme ‘Ford v. Ferrari’
O actor Christian Bale é conhecido por se entregar de corpo e alma às suas personagens, como acontece neste filme, que chega às salas portuguesas esta semana.
A intensidade com que trabalha já o ‘obrigou’ a transformações físicas extremas, como em O Maquinista, onde perdeu quase 30 quilos e ficou a pesar apenas 55. Como se isso não fosse impressionante o suficiente, seis meses depois de gravar este filme teve de ganhar perto de 45 quilos para o primeiro capítulo da trilogia do Batman de Christopher Nolan.
Agora, Bale tem em mãos o papel do piloto Ken Miles no filme Ford v. Ferrari, e para garantir o máximo de credibilidade possível, teve aulas de condução em pista. É certo que esta decisão está muito longe das ‘loucuras’ que já vimos Bale fazer com o seu corpo, mas mostra o nível de comprometimento do actor norte-americano, agora com 45 anos.
Bale escolheu a Bondurant High Performance Driving School para perceber o que é ser um piloto de corridas e ainda teve oportunidade de conhecer o fundador da instituição, Bob Bondurant, que levou o Cobra Daytona Coupé à vitória na classe nas 24 Horas de Le Mans de 1964.
Esta escola foi-lhe recomendada por Robert Nagle, coordenador de duplos e o responsável pelas cenas de corridas no filme, que estava longe de adivinhar que Bob Bondurant e Ken Miles eram amigos próximos. "Aquilo que não sabia é que o Bob e o Ken Miles tinham sido amigos próximos. A minha esperança era que o Christian pudesse conhecer o Bob e falar com ele durante algumas horas", disse Nagle, citado pela publicação Car and Driver.
De acordo com Nagle, durante a semana em que Bale esteve a treinar em pista, mostrou a mesma intensidade que o caracteriza nos papéis que faz no cinema. "Acabámos as instruções em pista todos os dias às 14h. Era verão em Phoenix e estava mesmo muito calor, mas nós passávamos as quatro ou cinco horas seguintes a conversar com o Bob. Foi incrível", disse. "O Christian ouvia o que os instrutores e eu lhe dizíamos e fazia-o. Cada vez forçava mais, mas sempre em passos calculados. Mas todas as vezes desafiava-se ligeiramente mais", atirou.
Nagle, que também somas muitas horas de corridas, garante que Bale nunca se deixou intimidar por si em pista e que nunca vacilou: "Eu perseguia o Christian e ele não vacilou uma única vez. Quando pressiono pessoas assim costumo ver quando elas param de conduzir e começam a ver-me nos espelhos retrovisores. Mas ele nunca vacilou e nunca saiu de pista. Tenho de dizer que é o melhor actor que alguma vez treinei", confessou.
O filme Ford v. Ferrari, que mostra como a Ford desafiou o domínio da Ferrari nas 24 Horas de Le Mans, estreia nas salas portuguesas esta quinta, 14 de novembro.
Michael Fassbender: a estrela de Hollywood que adora as 24 Horas de Le Mans
O ator, que vive em Lisboa com a mulher, a também atriz Alicia Vikander, prepara-se para levar a sua paixão por carros mais longe.
Idris Elba é o novo parceiro criativo da Ford
A marca escolheu o ator para ser o “parceiro criativo” que ajudará a lançar o seu novo carro elétrico inspirado no Mustang.
Consegue resistir a estes automóveis clássicos?
Os carros não têm de ser aborrecidos! Há modelos que são verdadeiras obras de arte, ícones memoráveis que marcaram a sua época e as gerações seguintes.
Elon Musk prepara lançamento de pickup 'Blade Runner'
O presidente da Tesla, Elon Musk, já escolheu a data para a estreia da primeira “pickup” da fabricante de automóveis elétricos e associou os veículos ao famoso filme de ficção científica que inspirou o seu design.
As Bond girls mais sexy de sempre
De Ursula Andress a Denise Richards, passando por Halle Berry e Monica Bellucci, estas são as mulheres mais icónicas que passaram pelos 25 filmes de James Bond desde 1962.
Cai na real, Batman – o Robin sempre foi gay
As mais recentes reações chocadas à revelação da sexualidade de Robin são desconcertantes, uma vez que as preferências do assistente de Bruce Wayne já eram óbvias há 80 anos.
É difícil ficar indiferente ao rugido de um Ferrari, ao design arrojado de um Lamborghini, ou à elegância intemporal de um Aston Martin. De 25 a 27 de abril, o coração do Douro — entre Vila Real e Lamego — será palco de um dos mais impressionantes encontros automobilísticos de velho Continente: o Gathering Supercars 2025.
Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...
Foi apresentado em 1948, mas já existia desde 1936. Se não fosse a Segunda Guerra Mundial, o Citroën 2CV estaria a comemorar 87 anos – afinal, são “apenas” 75.
Se existisse para os automóveis um CVC (Coeficiente de Virar Cabeças), o Volkswagen ID. Buzz atingiria os 100%. Ninguém fica indiferente quando passa na rua ou na estrada. É o verdadeiro “pão de forma” versão século XXI.