Artes

Maria Mergulhão apresenta exposição no centro LGBT em Lisboa

A artista portuguesa apresenta a exposição ‘Up Next: It’s your life!’ de 9 a 24 de outubro.

Foto: Maria Mergulhão
08 de outubro de 2019 | Marta Vieira

A 11 de outubro celebra-se o Dia Internacional do Coming Out (em portugês sair do armário) e o centro LGBT não quis deixar passar a data em branco, apostando numa iniciativa cultural.

Na mostra Up Next: It’s your life!, a artista Maria Mergulhão enfatiza a presença queer – usada para designar quem não segue o modelo heterossexual ou do binarismo de género – no campo pessoal, político, social e económico da sociedade contemporânea.

A nova exposição de Maria Mergulhão
A nova exposição de Maria Mergulhão

A artista nasceu em 1993 em Lisboa e estudou arte em Londres, onde viveu durante vários anos. Maria Mergulhão, cuja arte, facilmente a identifica, gosta de passar mensagens fortes com a sua obra, fazendo muitas vezes uso do texto, em telas onde predomina o grafitti e o acrílico.

Uma das muitas obras da artista
Uma das muitas obras da artista Foto: Maria Mergulhão

A mostra inaugura pelas 19h desta quarta, 9, no centro LGBT, na Rua dos Franqueiros, 40, em plena baixa pombalina. O centro está aberto de quarta a sábado, das 19h às 23h.

 

 

Saiba mais cultura, arte, exposição, queer, Maria Mergulhão, centro LGBT, Lisboa
Relacionadas

Os magnatas da Arte

Por detrás de um grande artista há, quase sempre, um grande mecenas. E, felizmente, os “Donos Disto Tudo” na Arte, desde Rockefeller a Gulbenkian, optaram por deixar um legado que todos podem admirar.

Mais Lidas
Artes O que é que Robert Pattinson tem?

Um filme que passou despercebido a muitos, O Farol, lança-nos um olhar diferente ao ator inglês que aqui despe definitivamente as camadas fantasiosas da personagem crepuscular de Edward Cullen. Eis aquilo a que podemos chamar um belo renascer das cinzas.

Artes Onde gastar (muito) dinheiro

Não há extravagância que não esteja ao alcance dos muito ricos. A elite dos melhores profissionais do mundo e dos serviços mais exclusivos encontra-se à distância de um telefonema. Saiba onde ir, o que comprar e quem chamar, se for o seu caso.

Master Pieces E Deus criou a Mulher

Para que não fique a acreditar que a mulher mais sensual do mundo é Monica Bellucci, mostramos-lhe outras que, muito antes dela, deram a volta ao mundo e à cabeça dos homens. A escolha não foi fácil. Eis, então, cinco verdadeiras obras-primas da Natureza.

Artes A recordista dos Óscares

Meryl Streep, afaste-se, por favor… Edith Head é a mulher que teve mais nomeações para o Óscar e que arrebatou o maior número de estatuetas douradas. Relembramos a mulher feia e mal vestida que criou cerca de 500 guarda-roupas, ao longo de 57 anos. Mas o verdadeiro talento da costume designer era mentir, manipular e ficar com os louros da equipa. Teve azar.