Prazeres / Lugares

A melhor road trip do mundo

Um passeio entre a Toscana e a Riviera Francesa ao volante de um desportivo clássico e com alojamento nos melhores hotéis. Do que está à espera? É tempo de se pôr En Route to la Dolce Vita.

Foto: Getty Images
24 de agosto de 2019 | Bruno Lobo
PUB

O nome é inspirador. Escrito em Francês, Inglês e Italiano, En Route to la Dolce Vita predispõe-nos para viver uma experiência inesquecível, uma combinação entre o glamour da Riviera Francesa, o encanto da Toscana e a exuberância da Lombardia. O programa é organizado por três hotéis da cadeia Four Seasons, em Milão, em Florença e em Cap-Ferrat. Em cada hotel irá encontrar um daqueles carros desportivos que fazem sonhar. Clássicos, originais e impecavelmente restaurados, tais como os icónicos Mercedes-Benz 190 SL Cabrio, o Porsche 356 Speedster ou o Alfa Romeo Giulietta Spider (de 1961), em azul-celeste. Este último é um veículo tão cinematográfico que apareceu em vários filmes, desde A Doce Vida (de 1960), de Federico Fellini, até Nove (de 2009), de Rob Marshal, com Guido Contini, interpretado por Daniel Day-Lewis, ao volante. Todos eles de dois lugares para umas férias passadas em modo romântico. Poderá começar o passeio em Florença, entre as cores ocres dos campos da Toscana, ou iniciá-lo em Milão ou em Cap Ferrat, rodeado do azul profundo do Mediterrâneo. Isso dependerá de si porque o importante é a viagem e não tanto o destino. Irá sentir a adrenalina de conduzir um "clássico" dos anos de 1960 em cenários maravilhosos e com todos os confortos do mundo moderno. Parece tudo um grande cliché. Na verdade é-o, mas não há como escapar-lhe, tantas foram as vezes que estas paisagens serviram de pano de fundo para filmes ou para anúncios comerciais sobre férias, alegria, paixão e tudo o que há de bom na vida. Numa cena de Ladrão de Casaca (de 1955), de Alfred Hithcock, a ainda não princesa Grace Kelly oferece "perna ou peito" a Cary Grant durante um piquenique, na Riviera Francesa. A suave conotação sexual é memorável e, mesmo que não esteja interessado em recriá-la, poderá copiar o piquenique com a vantagem de saber que o seu "cesto" foi preparado pelos chefs da cadeia Four Seasons. Ou, se preferir, poderá almoçar e jantar em restaurantes que fazem a fama da gastronomia da Itália e de França, o que será possível de realizar através de uma pequena "cunha" do hotel. Nesta viagem tudo é personalizável, pelo que poderá contar com as equipas de conciergerie desses hotéis para lhe prestarem uma preciosa ajuda, de modo a não falhar algum dos "tesouros" ao longo do percurso: as vilas mais bonitas, os cenários pitorescos, os lagos escondidos nas montanhas, as sinuosas estradas à beira-mar ou os campos a perder de vista. É um modo quase único de apreciar a dolce vita dos italianos ou a joie de vivre dos franceses que está, agora, ao seu alcance para o desfrutar ao volante.

A importância do pormenor

Partindo de Milão, a viagem para qualquer uma das outras duas cidades demorará cerca de seis horas. Já a ligação entre Florença e Cap-Ferrat perto de oito horas. O tempo pode variar, obviamente, até porque o itinerário será sempre personalizado para acomodar as suas preferências e gostos pessoais. Ser-lhe-á entregue um road book com o percurso, no qual se destacarão os pontos de interesse ao longo da viagem. Em cada paragem terá um serviço de valet parking (que inclui o serviço de limpeza da viatura). Também não precisará de se preocupar com a bagagem. Convém focar-se na condução, mas, fora isso, há que apreciar a paisagem, porque tudo o resto estará tratado. O cuidado prestado é visível na apresentação técnica do automóvel, a qual será efectuada antes da partida. Ressalte-se o facto de ser, em cada etapa, secundado por uma equipa de apoio que o acompanhará, mas numa outra viatura e sempre a uma distância de "segurança", de modo a deixá-lo usufruir da viagem em liberdade. A comunicação entre os dois carros processar-se-á por walkie-talkie e, se pretender, poderá optar pela instalação de um sistema de mãos livres, tanto para as comunicações como para a música. Será um sacrilégio, mas é uma escolha. Pela nossa parte, sugerimos que se esqueça do telemóvel e que ouça os sons ambientais e o doce ruído do motor do "clássico". Afinal, será esse o motivo que o estimula nesta aventura. Preços a partir de €3240 por etapa, para uma pessoa.

PUB
PUB