Os 75 anos do Porsche 356
Há três quartos de século, Ferry Porsche lançava o 356, o primeiro modelo de produção de uma marca que se estabeleceria como um píncaro da indústria e do desporto automóvel.
Enquadramento histórico
Rápido e sucinto: terminada a II Guerra Mundial, Ferdinand Porsche (1875-1951), fundador da companhia e criador do Volkswagen, o Carro do Povo, é detido por ligações ao regime nazi e mantido na prisão durante 20 meses sem julgamento. Durante esse período, o seu filho "Ferry" (1909-98), diminutivo de Ferdinand, fica à frente da empresa e decide fabricar um modelo de sua concepção e desenho.
Nascia o Porsche 356
Batizado com o codename "No. 1" (não há grande novidade nesse ponto), o Porsche 356 era um modelo desportivo, leve, com carroçaria em alumínio, motor boxer de quatro cilindros montado atrás (na prática, os primeiros protótipos tinham motor central traseiro), com um châssis desenhado de raiz e alguns componentes mecânicos a virem do "primo" Volkswagen Carocha.
As primeiras 50 unidades foram fabricadas nas instalações de uma serração em Gmünd, na Áustria, sob o nome de uma empresa fundada por Ferry e pela sua irmã Louise. Em 1950, já debaixo da chancela da empresa do seu pai, a produção mudou-se para Zuffenhausen, na orla norte de Stuttgart, na Alemanha. Aí permaneceria em produção – com três carroçarias, um coupé, um descapotável e um roadster – até 1965. Nesse ano, mais de 76 mil unidades já tinham sido produzidas e o 356 fazia a vénia final da sua carreira, dando lugar no grande palco ao projeto 901, criado dois anos antes: o ainda existente Porsche 911, o ícone que já aqui abordámos.
Porsche = desporto automóvel
Poucas marcas têm o seu nome e a sua história tão indissociavelmente ligados ao desporto automóvel como a Porsche. Vitórias à classe nas 24 Horas de Le Mans – com o famosíssimo modelo de rodas cobertas – participação em ralis e concentrações de proprietários, o Porsche 356 abriu um capítulo, que ainda decorre, na longa história da relação entre a marca alemã e as corridas.
Concept Vision 357
No ano do 75º aniversário do 356, a Porsche apresentou um concept car que de concept tem aquilo que a marca lhe quiser atribuir: numa homenagem ao primeiro Porsche a ser produzido em série, o Vision 357 apresenta-se como um veículo que poderia ser levado à produção. É wishful thinking, sim, é nisto que deu o impacto que a Porsche criou, desde 1948, em várias gerações de amantes do Automóvel: ver nas estradas – e não apenas nas pranchas dos designers – modelos que provocam desejo, alguma inveja, muitos suspiros e uma infindável admiração.
Comemorações em Cascais
O recente fim de semana viu sair à rua em Cascais os participantes das comemorações dos 75 anos do Porsche 356. Do Autódromo do Estoril à Marina de Cascais, passando pelo Hipódromo Manuel Possolo e por um trajeto desenhado nas ruas da vila, os amantes de automóveis – e os felizes proprietários de um carro da casa de Stuttgart – tiveram ocasião de ver vários modelos: históricos, atuais, antigos e modernos, um Porsche é sempre motivo para um aficionado virar a cabeça e segui-lo com o olhar. Faltam 25 anos para o centenário do 356 e, embora custe, só resta aguardar.
60 anos de Lamborghini: dos tratores aos super-carros
Incompatibilizado com o Commendatore Ferrari, um industrial de tratores decidiu fundar a sua própria marca de automóveis desportivos de luxo. Em 1963, há 60 anos, nascia a Lamborghini.
Os 60 anos do Porsche 911
A 12 de setembro de 1963, a Porsche apresentava no Salão de Frankfurt o 911 (ex-901, já lá iremos), um dos mais importantes modelos da história do Automóvel. Fez, no início desta semana, 60 anos.
Opel Olympia Rekord CarAVan – 70 anos
Em 1953, no Salão de Frankfurt, era apresentada a primeira station wagon de produção em série de um fabricante alemão. A Opel deu o pontapé de saída para uma tendência que ficaria na História.
Lancia Stratos: a primeira vitória foi há 50 anos
Verdadeira besta dos ralis, o Lancia Stratos marcou uma época de ouro na competição automóvel. E foi o segundo dos quatro magníficos cavalos de batalha da marca italiana: Fulvia, Stratos, 037 e Delta. Ó tempo, volta para trás!
BYD Han, o anti-Tesla Model S?
Um sedan executivo, chinês e elétrico, pois então, para visar o modelo de topo da Tesla. Terá a mira demasiado alta ou é um tiro certeiro?
Mazda MX-30: depois do elétrico, o híbrido
A Mazda faz as coisas de acordo com o seu próprio calendário. Enquanto outros apresentam primeiro a versão PHEV e só depois a EV, o construtor de Hiroshima lançou primeiro o 100% elétrico e só agora acabou de apresentar o híbrido.
Citroën 2CV: 75 anos, quatro rodas e uma cesta de ovos
Foi apresentado em 1948, mas já existia desde 1936. Se não fosse a Segunda Guerra Mundial, o Citroën 2CV estaria a comemorar 87 anos – afinal, são “apenas” 75.
Automóveis. Estas são as tendências para 2024
Com o final do ano “velho”, o que se irá passar, previsivelmente, no ano novo? Aqui fica uma mão-cheia de ideias para apostar num bom veículo - dos combustíveis sintéticos aos SUVs cada vez maiores.
A segunda geração do crossover sub-compacto da Toyota ganha uma versão híbrida plug-in. O C-HR está mais adulto, mais moderno, mas será que esta é a motorização que melhor lhe fica?
Não é bem isso. É mais uma segunda vida para o construtor que já foi inglês, mas mudou de bandeira, e que agora é uma marca chinesa fabricante de viaturas elétricas.
Dos belos modelos de competição automobilística até aos exemplares de coleccionador raríssimos, esta nova bíblia dos clássicos automóveis reúne, em mais de 500 páginas, as histórias e peripécias mais incríveis do último centenário.
Não são para todas as carteiras, mas estes carros são, sem dúvida, de chamar a atenção por onde passam. Apresentam algumas diferenças, mas em duas coisas estão unidos, são o preço extraordinário e o fator "uau".