Viver

Reservas disparam com plano do Reino Unido para retomar voos

Turistas do Reino Unido reapareceram com força ao inundar companhias aéreas com reservas para o verão, depois do primeiro-ministro britânico Boris Johnson ter delineado um roteiro para a retoma das viagens aéreas.

Faro, na imagem, está entre os destinos mais procurados para férias dos ingleses
Faro, na imagem, está entre os destinos mais procurados para férias dos ingleses Foto: Unsplash
25 de fevereiro de 2021 | Bloomberg

As vendas de bilhetes de avião da EasyJet mais que quadruplicaram nas horas seguintes ao anúncio de Johnson na segunda-feira de que as viagens internacionais poderiam ser reiniciadas já em 17 de maio. A operadora de turismo TUI disse que as reservas de férias para Espanha, Turquia e Grécia aumentaram seis vezes durante a noite, enquanto a Ryanair citou a Itália como outro destino popular.

As ações de companhias aéreas subiram em bolsa com os sinais de forte procura na temporada do verão europeu. Embora as viagens possam regressar no final de maio ou junho, os turistas ainda indicam cautela: a maior parte das reservas concentram-se em julho e agosto. Segundo o site de comparação de preços Skyscanner, as reservas de voos na segunda-feira aumentaram 69% em relação ao dia anterior.

"Estamos a ver as últimas notícias traduzirem-se num aumento da procura de viagens", disse Hugh Aikten, vice-presidente de voos da Skyscanner. No entanto, disse, serão necessários mais passos para realmente desbloquear a procura, "incluindo um maior alinhamento global em padrões internacionais comuns para permitir que as pessoas façam planos".

As ações de operadoras de hotéis do Reino Unido, como Whitbread e InterContinental Hotels, valorizaram-se em antecipação ao aumento da procura doméstica. Os hotéis podem reabrir a 17 de maio.

O Reino Unido criou uma task-force encarregue de preparar um roteiro para quando as viagens internacionais podem ser retomadas, com um relatório previsto até 12 de abril. Ainda restam dúvidas sobre os requisitos para testes e quarentenas.

As reservas de voos a partir do Reino Unido aumentaram 337% em poucas horas, disse a EasyJet na segunda-feira. As vendas de pacotes de férias subiram 630%, disse a companhia aérea "low cost".

Locais ensolarados como Málaga, Alicante e Palma, em Espanha; Faro, em Portugal, e a ilha grega de Creta estão entre os principais destinos, disse a EasyJet. Embora as viagens possam regressar antes, agosto é o período mais procurado.

Saiba mais atualidade, pandemia, Covid-19, Reino Unido, Boris Johnson, turismo, viagens, voos, férias, verão, destinos
Relacionadas

Trabalhadores remotos fogem para resorts à espera de vacinas

Quando o governador Gavin Newsom anunciou um "lockdown" na Califórnia ainda mais rígido em meados de dezembro, alguns residentes mais abastados correram para lugares - o mais longe possível - como a ensolarada Belize. Outros, que já antecipavam a medida, tinham partido há muito tempo.

Mais Lidas