Viver

Quanto vai custar o divórcio a Bill Gates?

Sabe-se que Melinda e Bill vão manter a fundação privada que criaram juntos, mas será que têm um acordo pré-nupcial? Que percentagem da fortuna calhará a cada um?

Foto: Getty Images
04 de maio de 2021 | Rita Silva Avelar
Um dos casais de bilionários mais influentes de sempre, Melinda e Bill Gates estão a divorciar-se após 27 anos de casamento, anunciaram no Twitter. Responsáveis pela maior fundação privada do mundo, Bill e Melinda continuarão a ser copresidentes da Fundação Bill e Melinda Gates, e a trabalhar em conjunto para moldar estratégias e definir a direção da organização, avançou um porta-voz à revista Forbes.

Sobre a fortuna do casal Gates, ainda não é claro como será feita a divisão dos bens ou se assinaram um acordo pré-nupcial. No entanto, tendo em conta o tamanho da sua fortuna, desta negociação sairá provavelmente um dos maiores acordos de divórcio da história. Bill Gates, que em 1975 cofundou a Microsoft, e que "vale" 130,5 mil milhões de dólares, é a quarta pessoa mais rica do mundo, segundo a Forbes. A primeira vez que Gates se tornou na pessoa mais rica do mundo - com uma fortuna de 12,9 mil milhões de dólares - foi em 1995, um ano depois de ter casado com Melinda.

Na ausência de um acordo pré-nupcial, sabe-se que todos os bens adquiridos por qualquer das partes durante o casamento são considerados comuns e são repartidos igualmente no processo de divórcio. "Embora as partes possam concordar em dividir os seus bens de uma forma "justa e equitativa", o que pode resultar em acordos que não são necessariamente 50/50", disse Janet George, uma advogada especialista em divórcio McKinley Irvin, também à Forbes. Se Bill e Melinda decidirem dividir a fortuna igualmente, Melinda ficaria com 65,25 mil milhões de dólares, o que seria mais do que MacKenzie Scott, a ex-mulher do fundador da Amazon, Jeff Bezos, que ficou com 59,8 mil milhões de dólares.

Nem Melinda nem Bill revelaram os motivos que levaram à separação, mas o casal parece ter agido de mútuo acordo.
Saiba mais Forbes, MacKenzie Scott, Bill Gates, Melinda Gates, Twitter, Fundação Bill
Relacionadas
Mais Lidas
Viver Arte, moda e lifestyle na Avenida Open Week

De 4 a 10 de maio, a artéria emblemática de Lisboa abre as suas portas para revelar os seus segredos mais bem guardados, partilhar conhecimentos e oferecer uma imersão no seu mundo de luxo e sofisticação.