Viver

Por que é que a quarentena não dura 40 dias?

Originalmente, as quarentenas têm a duração de 40 dias, mas nem sempre é bem assim.

Foto: Unsplash
02 de abril de 2020 | Mariana Dias

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda-se a todos os cidadãos que já estão infetados ou que tenham estado em contacto com alguém já infectado com o novo coronavírus, para se manterem em quarentena durante um período de 14 dias, não de 40. Mas porque chamamos quarentena a um período de isolamento que não dura quarenta dias?

No Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, o primeiro significado que aparece para a palavra "quarentena" é: "período de isolamento imposto a pessoas portadoras ou supostas portadoras de doenças contagiosas". No entanto, acrescenta que estar em quarentena também é definido por "período de quarenta dias", embora esse significado só apareça em terceiro lugar. Porém, no mesmo dicionário, em segundo, aparece a seguinte definição: "período de quarenta dias durante o qual pessoas, animais, navios e outros veículos procedentes de países infetados de doenças epidémicas, tinham de ficar incomunicáveis em lugar isolado". O que nos permite finalmente responder à questão inicial.

Para compreendermos melhor, temos de recuar no tempo, à origem bíblica da palavra. Foram 40 os dias que Jesus passou em jejum no deserto e foram por isso 40 os dias de isolamento determinados num séc. XIV tragicamente afetado pela peste negra.

As máscaras que os médicos usavam durante a peste negra
As máscaras que os médicos usavam durante a peste negra Foto: Unsplash





Passou, assim, a determinar-se que o período de isolamento em caso de doenças epidémicas, deveria ser de quarenta dias, aplicando a regra, por exemplo quando os navios tinham que ancorar numa cidade durante 40 dias antes que a tripulação e passageiros pudessem desembarcar. Assim sendo, a denominação de quarentena tornou-se oficial dos séculos seguintes e mantém-se até hoje.

No entanto, graças à evolução da ciência e do conhecimento, nem tudo depende de definições e nem todos os vírus são iguais. Por esse motivo, nem todas as quarentenas são necessariamente de 40 dias.

Ou seja, o tempo de quarentena de cada doença vai depender de quanto tempo o agente patológico (aquele que causa a doença) demora manifestar-se no organismo. No caso do Covid- 19 esse período é de 14 dias uma vez que são esses os dias que podemos demorar até ter os primeiros sintomas.

Por essa razão, as autoridades de saúde deliberaram que esse seria o período indicado, para assim, conseguirem controlar melhor a propagação do vírus, e manterem o máximo de pessoas fora das redes de contágio

Saiba mais quarentena, significado, Covid-19, peste negra, bíblia, duração, virús, isolamento
Relacionadas

Até os ricos ficam em terra por causa do novo coronavírus

Empresas de jatos particulares têm recusado clientes ricos, pois as proibições de viagens relacionadas com o coronavírus limitam a capacidade de operação. Isto apesar do cada vez maior número de pessoas dispostas a desembolsar até 150 mil dólares para garantir uma vaga nos aviões.

Mais Lidas
Viver Arte, moda e lifestyle na Avenida Open Week

De 4 a 10 de maio, a artéria emblemática de Lisboa abre as suas portas para revelar os seus segredos mais bem guardados, partilhar conhecimentos e oferecer uma imersão no seu mundo de luxo e sofisticação.