Viver

Poderemos deixar de ser monitorizados? A Apple criou uma nova opção de escolha

A última atualização de software da marca pode complicar a vida dos gigantes das redes sociais, como o Facebook. O lado bom é que está também a aliviar a "carga" de publicidade que é apresentada em função da atividade digital dos utilizadores.

Foto: Getty Images
26 de abril de 2021 | Rita Silva Avelar

A Apple acaba de lançar o iOS 14.5, uma das atualizações de software mais esperadas para iPhones e iPads. Entre muitas, há uma novidade que está a ser especialmente discutida. É que esta atualização inclui uma nova ferramenta de privacidade, chamada App Tracking Transparency, que poderá dar mais controlo sobre a utilização dos dados dos clientes. E se há preocupações dentro do mundo tecnológico, esta é certamente uma das mais importantes. 

O funcionamento é simples: quando uma aplicação tenta acompanhar as nossas atividades com intuito de compartilhar informações com terceiros, como por exemplo anunciantes de publicidade, será exibida uma janela que solicita a nossa permissão (ou não) para que tal aconteça. Se dissermos que não, a aplicação para de monitorizar e compartilhar os nossos dados, e fica probida de o fazer no futuro.

Este tema tem gerado polémica entre as gigantes da tecnologia e das redes sociais, já que a configuração de privacidade poderá prejudicar a rede social Facebook. Se decidirmos não permitir que o Facebook nos rastreie, será mais difícil para a empresa ver o que estamos a comprar ou a fazer dentro de outras aplicações, o que tornará mais difícil para as marcas perceber que tipo de anúncios deverão apresentar a cada utilizador.

"Este é um grande passo na direção certa, nem que seja por estar a tirar o sono ao Facebook", disse Gennie Gebhart, diretora da Electronic Frontier Foundation, uma organização sem fins lucrativos de direitos digitais, citada pelo The New York Times. Ainda assim, Gebhart e outros especialistas em privacidade dizem que o novo recurso da Apple pode não ser suficiente para acabar com o rastreio "suspeito" em iPhones. Veremos.

Saiba mais Facebook, Apple Watch, App Tracking Transparency, Gennie Gebhart, ciência e tecnologia, economia, negócios e finanças, tecnologias de informação
Relacionadas

O gadget do momento é um purificador de ar

O purificador Hot+Cool Formaldehyde, da Dyson, aquece, refresca e sobretudo purifica o ar como nenhum dos seus antecessores. Tudo isso graças à mais alta tecnologia, aliada ao design, para que este objeto também possa fazer parte da decoração.

Mais Lidas