Viver

Os 7 livros que Jeff Bezos recomenda para atingir o sucesso

Não foi por acaso que o império que o tornou no homem mais rico do mundo começou como uma livraria online.

Foto: Getty Images
03 de setembro de 2021 | Rita Silva Avelar
Para Bezos, tudo começou com livros. Afinal, o multimilionário tornou-se famoso ao lançar uma livraria online que mais tarde se tornou na Amazon. O homem mais rico do mundo recomenda a leitura de pelo menos 7 livros para ajudar os comuns mortais a aprender o caminho para o sucesso. Ele próprio lançou um livro, recentemente, "Inventar & Criar" onde partilha alguns dos segredos do seu sucesso e momentos da sua vida. 

Na biografia The Everything Store, o autor Brad Stone descreve como os livros moldaram o estilo de liderança e a forma de pensar de Bezos. De facto, de acordo com o livro, existe uma lista de livros que os funcionários da Amazon referem como "lista de leitura de Jeff". Inclui autobiografias, leituras comerciais e tecnológicas e até um romance, de acordo com o autor da biografia.

Built to Last : Successful Habits of Visionary Companies, de James C. Collins e Jerry I. Porras, é um deles. Publicado nos anos 90 por dois investigadores da Universidade de Stanford, analisa em profundidade o sucesso de empresas como Walt Disney, Boeing e Walmart, analisando os factores que os distinguem da sua concorrência e os ajudam a sobreviver por tanto tempo.
 Built to Last : Successful Habits of Visionary Companies
Built to Last : Successful Habits of Visionary Companies Foto: Amazon


O Relojoeiro Cego, de Richard Dawkins, um livro que explica como funciona o princípio da seleção natural, e sobre a famosa descoberta de Darwin, e procura responder a uma pergunta: porque existimos?
O Relojoeiro Cego, de Richard Dawkins
O Relojoeiro Cego, de Richard Dawkins Foto: Amazon

O Cisne Negro, de Nassim Taleb. O título refere-se a todos aqueles eventos que são impossíveis de prever e que têm um enorme impacto social e económico em todo o mundo (como uma pandemia, ou como a Segunda Guerra Mundial).

O Cisne Negro, de Nassim Taleb.
O Cisne Negro, de Nassim Taleb. Foto: Amazon
Duna, de Frank Herbert. É um livro de ficção científica sobre Paul Atreides, um jovem a quem é dada a missão de proteger o planeta Arrakis, lar de um dos recursos mais poderosos do universo.
Duna, de Frank Herbert.
Duna, de Frank Herbert. Foto: Amazon

O dilema da inovação, de Clayton M. Christensen. Publicado em 1997, o livro de Christensen, uma antiga professora de Harvard, fala sobre as motivações dos consumidores e a necessidade de antecipar as suas necessidades, criando o conceito de "trabalhos a fazeres".

O dilema da inovação, de Clayton M. Christensen
O dilema da inovação, de Clayton M. Christensen Foto: Fnac
Rework, de Jason Fried e David Heinemeier Hansson. Um guia sobre como construir um negócio de sucesso, onde se eliminam as coisas que não são realmente necessárias. 
Rework, de Jason Fried e David Heinemeier Hansson
Rework, de Jason Fried e David Heinemeier Hansson Foto: Fnac


Lean Thinking, de James P. Womack e Daniel T. Jones. Neste livro, os autores perguntam-se o que realmente vale para os consumidores, o que pode ser feito para ganhar a sua confiança e como isto pode ajudar qualquer empresa, em qualquer indústria, a crescer.
Lean Thinking, de James P. Womack e Daniel T. Jones.
Lean Thinking, de James P. Womack e Daniel T. Jones. Foto: Almedina
Saiba mais Sucesso, Milionário, Livros, Built, Lean, Rework, Amazon, Jeff Bezos, Successful Habits of Visionary Companies, Last, Jason Fried, Relojoeiro Cego, Richard Dawkins, Nassim Taleb, Cisne Negro, Frank Herbert, David Heinemeier Hansson, Clayton
Relacionadas
Mais Lidas
Viver Arte, moda e lifestyle na Avenida Open Week

De 4 a 10 de maio, a artéria emblemática de Lisboa abre as suas portas para revelar os seus segredos mais bem guardados, partilhar conhecimentos e oferecer uma imersão no seu mundo de luxo e sofisticação.