Viver

Uma máquina de café sem toque a pensar no regresso aos escritórios

A Nestlé quer aproveitar o movimento de regresso aos escritórios com novas máquinas Nespresso para empresas com proteção contra a covid, sem deixar de lado os consumidores que se tornaram mais dependentes dos seus aparelhos domésticos durante os meses de confinamento.

Foto: Nestlé/Bloomberg
26 de março de 2021 | Bloomberg

A Nestlé quer aproveitar o movimento de regresso aos escritórios com novas máquinas Nespresso para empresas com proteção contra a covid, sem deixar de lado os consumidores que se tornaram mais dependentes dos seus aparelhos domésticos durante os meses de confinamento.

A fabricante da marca Nescafé quer tranquilizar os trabalhadores dos escritórios preocupados com o vírus com uma nova geração de máquinas de café sem toque. A empresa também prepara o lançamento de produtos para conquistar pessoas que procuram diversificar o consumo de café em casa.

As máquinas sem contacto podem ser controladas via smartphone e estão a ser distribuídas globalmente, com lançamentos na Rússia e na China nas próximas semanas, disse em entrevista David Rennie, que supervisiona as marcas de café da Nestlé.

Segundo o responsável, o número de pessoas que regressarão aos escritórios pode não ser o mesmo que antes da covid. "O consumo em casa vai continuar a crescer", antecipa.

O café foi um dos motores de crescimento das vendas da Nestlé no ano passado e representa a maior parte da divisão de bebidas da empresa, de 24 mil milhões de dólares. Depois do lançamento morno da Nespresso no final dos anos 2000, a Nestlé deu alguns passos mais ousados para impulsionar o negócio de café nos Estados Unidos nos últimos anos. A empresa investiu 7,15 mil milhões de dólares numa parceria com a Starbucks em 2018, e produz agora os produtos da rede de café para uso doméstico em todo o mundo.

Isso ajudou durante a pandemia, quando os consumidores estavam mais propensos a usar cápsulas da Starbucks numa máquina Nespresso do que ir a um café. Como as iniciativas de vacinação trazem a perspetiva de relativa normalização no pós-pandemia, a Nestlé está de olho nas oportunidades de se expandir no mercado dos escritórios enquanto tenta manter a procura doméstica com novas cápsulas e tipos de café solúvel.

Rennie admite ver fortes perspetivas de crescimento na China, onde o consumo médio de café é de apenas sete chávenas por pessoa por ano. A Nestlé abriu quase 900 balcões da Starbucks na China no ano passado, enquanto a nação asiática recuperava dos confinamentos mais depressa do que outros países. Índia e África também são mercados prioritários para a expansão, segundo o responsável.

Os EUA ultrapassaram França como o maior mercado da Nespresso no ano passado, e Rennie considera que ainda há espaço para crescimento no mercado americano, já que cápsulas e café solúvel estão cada vez mais na moda. O café frio e aromatizado será o foco em 2021, com a introdução de sabores como café gelado de coco.

Embora as lojas da Nespresso continuem a ser uma parte fundamental da estratégia da marca, com a crescente importância do comércio eletrónico a empresa procurará otimizar a sua rede, que conta atualmente com 816 lojas em 76 países.

A empresa espera um crescimento de 4% a 5% em valor do mercado global de café nos próximos anos, à medida que as pessoas regressam gradualmente aos escritórios e aos seus antigos hábitos de consumo de café, disse Rennie. Isso significa que as necessidades de café verde podem crescer 2% em volume. As vendas de café da própria Nestlé aumentaram 5% no ano passado.

Há um crescimento constante na procura por café, embora o segmento fora de casa possa demorar dois a três anos a regressar aos níveis anteriores à covid, segundo Rennie. Para o mercado global de café, "o desafio é garantir que a procura e a oferta permaneçam equilibradas" e "é isso que esperamos".

Saiba mais atualidade, pandemia, Covid-19, Nestle, Nespresso, café, regresso, trabalho, escritório, casa, EUA, máquinas de café, smartphone
Relacionadas
Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.

Viver Isto Lembra-me Uma História: Os três grandes e o fim da época

Há muitas maneiras de contar o tempo quando as competições de futebol entram na reta final. Há quem conte os segundos até se sagrar efetivamente campeão. Há quem olhe para o calendário e só deseje que os meses passem para que chegue uma nova época. Cada adepto de cada clube tem os seus motivos - mas convém ir olhando para o passado, não como forma de passar o tempo, mas para que se evitem equívocos futuros.