Viver

Michael Phelps fora de água. O novo estilo de vida do ex-atleta olímpico

Entre uma dieta repleta de vegetais e treinos com a mulher, a lenda olímpica das piscinas tem-se mantido bem ocupada. Saiba quantas horas dorme, como se dedica à família e como cuida da sua saúde mental.

Michael Phelps
Michael Phelps Foto: Getty Images
08 de março de 2021 | Must

Em pleno agosto de 2008 não se falava de outra coisa. Nesse verão, corriam os Jogos Olímpicos em Pequim, na China, e o protagonista máximo da competição era o nadador Michael Phelps. Quem nunca tinha ouvido falar dele, nunca mais se esqueceu. É que só nessa edição, o atleta conquistou oito medalhas de ouro, record que gerou um enorme frenesim à sua volta. Isto tudo sem contar com a totalidade de 28 medalhas e 37 recordes mundiais ao longo de toda a sua carreira.

Agora, aos 35 anos  de idade e já aposentado, a lenda olímpica deu uma entrevista à GQ britânica onde fala da sua vida pós-competições e descreve a sua rotina em pormenor. 

Na sua vida civil, Michael Phelps é um pai dedicado, pelo que os seus horários pautam-se muito pela vida familiar, como qualquer comum mortal, também ela afetado pela pandemia mundial. Mas já lá iremos.

Como todas as pessoas bem sucedidas, desde líders mundiais aos CEOS das grandes empresas, Phelps acorda bem cedo, entre as 5h30 e as 6h30, e culpa o barulho das crianças lá em casa. Depois de deixarem os filhos na escola, Phelps e a mulher, Nicole Johnson, com quem casou em segredo em 2016, vão juntos para o ginásio.

Phelps admite, como seria de esperar, que treinar continua a ser uma parte bastante importante da sua vida, pelo que continua a fazer por manter o condicionamento físico, quer no ginásio, quer na piscina. 2020 alterou-lhe os planos, e a todos nós, mas o ex-atleta procura sempre exercitar o corpo, mais que não seja em casa, num treino HIIT de 10 minutos. Na prática, e pandemias à parte, treina três vezes por semana no ginásio durante cerca de uma hora e nos restantes dias nada na piscina ou faz cárdio, enquanto  mulher faz yoga ou pilates.

A alimentação foi outra grande alteração nos hábitos de Phelps. Habituado a ingerir cerca de 10 mil calorias nos seus tempos áureos, agora procura perceber o que o corpo precisa para esta fase da vida. O seu objetivo é construir e reparar os músculos pelo que a sua alimentação se baseia bastante em vegetais. E também em batidos de leite de amêndoa, cacau e figos, logo pela manhã. Ganhou peso e procura sobretudo uma dieta mais clean.

De resto, procura dormir entre 7 a 9 horas e vai tendo dias melhores e piores, como avança à mesma publicação. A sua luta contra a ansiedade e depressão é conhecida do público, pelo que não só o preocupa a sua saúde mental como a dos outros, estando sempre atento a questões como o suicído. Phelps admite ainda que o ano passado foi de grande luta pessoal, mas reitera o apoio fundamental que teve de toda a família e também não esconde como a terapia foi fundamental na sua vida. Algo que recomenda vivamente nas suas redes sociais.

Saiba mais atualidade, desporto, Michael Phelps, atleta, rotina, treino, dieta, sono, mulher, filhos, saúde mental, pandemia
Relacionadas

Estes desportos são doidos

Está desculpado se nunca ouviu falar de bossball, hóquei subaquático ou chess boxing, mas existe toda uma gloriosa lista de desportos “diferentes” (vamos chamar-lhes assim) muito mais divertidos do que os chamados “normais”.

Mais Lidas
Viver Arte, moda e lifestyle na Avenida Open Week

De 4 a 10 de maio, a artéria emblemática de Lisboa abre as suas portas para revelar os seus segredos mais bem guardados, partilhar conhecimentos e oferecer uma imersão no seu mundo de luxo e sofisticação.