Viver

Magnata russo transforma palácio em meca de obras de Fabergé

Quando Arnold Schwarzenegger visitou a Rússia em 2010, Viktor Vekselberg mostrou ao governador da Califórnia a sua famosa coleção Fabergé em exposição no Ritz-Carlton em Moscovo.

Ovos-faberge-russia-museu
Ovos-faberge-russia-museu Foto: Getty Images
03 de setembro de 2019 | Bloomberg

Três anos depois, o bilionário encontrou um lar permanente para os itens no Palácio Shuvalov, em São Petersburgo - a cidade onde Carl Fabergé nasceu -, tendo gastado 40 milhões de dólares para reformar o edifício neoclássico no rio Fontanka. Hoje, o Museu Fabergé inclui mais de 1.000 peças, com a maior coleção do mundo de obras do lendário joalheiro, mais conhecido pelos seus ovos de Páscoa imperiais.

"Qualquer colecionador de verdade cria uma coleção para exibi-la publicamente mais cedo ou mais tarde e, idealmente, cria o seu próprio museu", afirmou Vekselberg através de um e-mail.

O Museu Fabergé inclui mais de 1.000 peças
O Museu Fabergé inclui mais de 1.000 peças Foto: Reuters

O diretor do Museu Fabergé, Vladimir Voronchenko, de 66 anos, amigo de infância de Vekselberg, disse que está a transformar a instituição numa "marca global". O museu registou 689.000 visitas no ano passado, um número quase oito vezes maior do que em 2014, tornando-o um dos destinos culturais mais populares em São Petersburgo.

Vekselberg, de 62 anos, é cofundador do Renova Group e tem participações em mais de uma dúzia de empresas, como uma fatia na United Co. Rusal, a maior produtora de alumínio do mundo fora da China, além de ações das fabricantes de equipamentos Sulzer e Oerlikon. Vekselberg é a 10.ª pessoa mais rica do país, com uma fortuna de 13,7 mil milhões de dólares, segundo o Índice de Bilionários Bloomberg.

Em abril de 2018, o Departamento do Tesouro dos EUA incluiu Vekselberg e o grupo Renova numa uma lista de oligarcas, empresas e altos funcionários do governo russo sujeitos a sanções que, segundo os EUA, serviram de uma punição pelas ações do país na Crimeia, Ucrânia e Síria, e por tentar subverter as democracias ocidentais. Voronchenko disse que as sanções não afetaram as operações do museu.

O Palácio Shuvalov, em São Petersburgo, onde fica o museu
O Palácio Shuvalov, em São Petersburgo, onde fica o museu Foto: Bloomberg

"Tal como eu, Viktor sempre foi um colecionador ativo", salientou Voronchenko, acrescentando que os dois começaram no início dos anos 90 com ícones e pinturas clássicas de antigos mestres russos.

Em 2004, Vekselberg adquiriu uma coleção icónica de mais de 200 itens de Fabergé da família Forbes por cerca de 100 milhões de dólares. Carl Fabergé, que proporcionou a imperadores e nobres russos numerosas obras preciosas ao longo de quatro décadas, fugiu do país logo após a revolução bolchevique em 1917. O artista é mais conhecido por uma série de 50 ovos de Páscoa que os dois últimos czares da Rússia deram de presente a parentes próximos. O Museu Fabergé possui nove.

Vekselberg disse que a compra da coleção Forbes foi possível depois dele e os seus sócios terem vendido uma participação de 50% na Tyumen Oil em 2003 por quase 7 mil milhões de dólares.

"Felizmente, eu tinha dinheiro suficiente disponível ", revelou no e-mail.

Além dos famosos ovos, a coleção Fabergé de Vekselberg inclui outras peças de joalharia, talheres e objetos religiosos. O museu também exibe obras de outros joalheiros e ourives russos que foram contemporâneos de Fabergé. A coleção é composta por mais de 4.000 itens.

Saiba mais Museu Fabergé, Palácio Shuvalov, São Petersburgo, Forbes, Carl Fabergé, Vladimir Voronchenko, economia, negócios e finanças, bibliotecas e museus
Relacionadas

O regresso da elegância

Se vai investir num relógio, escolha um modelo clássico e discreto que nunca sairá de moda. Até as marcas estão à espera que o faça…

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.

Viver Isto Lembra-me Uma História: Os três grandes e o fim da época

Há muitas maneiras de contar o tempo quando as competições de futebol entram na reta final. Há quem conte os segundos até se sagrar efetivamente campeão. Há quem olhe para o calendário e só deseje que os meses passem para que chegue uma nova época. Cada adepto de cada clube tem os seus motivos - mas convém ir olhando para o passado, não como forma de passar o tempo, mas para que se evitem equívocos futuros.