Viver

Será este o segredo para um corpo saudável e fit?

HIIT, também conhecido como treino intervalado de alta intensidade, é o desporto ideal para quem tem uma agenda cheia, para quem não gosta de ginásios e até para quem não pratica exercício regularmente.

Foto: Pexels
10 de fevereiro de 2022 | Ana Filipa Damião

É um treino de alta intensidade cujos intervalos entre os exercícios são muito curtos, de modo a fortalecer o corpo, a melhorar o sistema cardiovascular e, consequentemente, a resistência, podendo ser posto em prática de diversas formas. Parece complicado? Nem por isso. 

Por exemplo, um indivíduo pode correr durante 40 segundo em alta velocidade, depois andar 20 segundos, voltar a correr mais 40 segundos, e assim sucessivamente até terminar essa ronda do treino. Há quem diga que este tipo de treino já seria utilizado por atletas no início do século passado na preparação para corridas e até no ciclismo.

Ao contrário do crossfit, o HIIT dá preferência ao com o peso do corpo em detrimento do levantamento de pesos. Graças ao sistema de treino de intervalos, o HIIT é ideal para, em conjunto com uma dieta equilibrada, queimar calorias e perder peso, pois tem na sua essência exercícios de cardio.

Além disso, o treino pode ser feito dentro ou fora de quatro paredes, como explica o site da Madame Figaro. De acordo com a mesma publicação, uma sessão típica de HIIT consiste num aquecimento de 10 minutos seguido de vários sets cronometrados.

No aquecimento corre-se e salta-se no lugar, para ativar as articulações e aquecer os músculos. Na parte principal da sessão realizam-se três sets de 20 minutos, o que geralmente, inclui oito exercícios diferentes – o treino de cardio envolve sprints e burpees, por exemplo, enquanto o fortalecimento muscular faz-se com acessórios como cordas ou bolas. Os últimos momentos são dedicados a alongamentos e a abrandar o ritmo cardíaco.

Importante não esquecer a aprovação médica antes de começar a fazer HIIT, em especial se sofre de patologias cardiovasculares ou de problemas de costas, articulações ou músculos.

Saiba mais HIIT, desporto, ciclismo, futebol, corridas, resistência cardíaca, atletas, saúde, ginásio, músculos, corpo saudável, crossfit
Relacionadas

Correr antes de comer queima mais gordura?

O jejum é uma prática defendida por vários estudos, mas será que correr com o estômago vazio elimina a gordura de forma mais eficaz? Especialistas em desporto respondem.

Mais Lidas