Viver

Euro 2020: Tudo isto é fado e venha a França

Itália, Países Baixos e Bélgica apurados, Portugal goleado pela Alemanha. A jornada 2 do Euro 2020 terminou ao ritmo da decadência dos povos peninsulares, com autogolos lusitanos e um novo empate espanhol.

Foto: Getty Images
21 de junho de 2021 | Áureo Soares

O filósofo alemão Immanuel Kant postulou no século XVIII que "todo o conhecimento humano começou com intuições, passou a conceitos e, daí, a ideias." No relvado do Estádio Allianz Arena, em Munique, durante o embate entre Portugal e Alemanha ficou provado que, para garantir o apuramento para a próxima fase, não basta a Portugal usar o senso comum e ter crença nos Santos Populares. É preciso pensar.

Ignorando a lógica, o Eng. Fernando Santos montou uma equipa à sua imagem e semelhança, com cautelas e conservadorismo. O plano parecia resultar, com a seleção a lograr abrir a partida com um golo, aos 15 minutos, do suspeito do costume, Ronaldo. Num sprint após um canto defensivo, Ronaldo fez o que melhor sabe e igualou Miroslav Klose como melhor marcador europeu em Euros e Mundiais. Em consequência disso, deixou Portugal a vencer por 1-0. Aos 35 minutos, Rúben Dias corrigiu o erro, colocou intuitivamente o pé na bola e marcou um autogolo. Quatro minutos depois, Raphaël Guerreiro acertou na própria baliza e aumentou a vantagem da tribo germânica. A perder por 2-1 ao intervalo, a seleção portuguesa entrou em colapso com os golos de Gosens, o homem do jogo, e de Kai Havertz, que, com Rüdiger, transformaram o lado direito da defesa nacional numa "autobahn" sem limite de velocidade –  Nélson Semedo ainda hoje deve estar a olhar por cima do ombro a ver passar laterais, extremos, médios ofensivos e panzers rumo à baliza do pobre Rui Patrício.

Diogo Jota, o menino bonito do Liverpool, ainda reduziu para 4-2, depois das revitalizadoras entradas de Renato Sanches e João Moutinho, mas o fado estava traçado: vamos para a terceira jornada, de calculadora científica na mão, para mais um dramático jogo contra França, que vem de um empate com a Hungria. Como enfatizaram inúmeras vezes os comentadores do jogo na televisão: "O futebol é isto."

A segunda jornada da fase de grupos terminou com um confronto entre Espanha e Polónia, num jogo em que uma vez mais os espanhóis tiveram mais posse de bola (77%), mais remates (12) e mais passes (707) e não foram além do empate a um golo. São dois pontos em seis possíveis para a equipa de Luis Enrique, que parece encarar a prática do tiki-taka como um fim em si mesmo e não como um meio para ganhar jogos. Na próxima jornada, frente à Eslováquia, que perdeu com a Suécia por 1-0, os espanhóis precisam de vencer. Um novo empate e a equipa arrisca-se a ficar pelo caminho, pelo que os vencedores das edições de 2008 e 2012 terão de ir buscar toda a sua fúria ao fundo do baú de recordações, deixar de trocar bolas entre si e tentar chegar à baliza do adversário com mais pragmatismo do que jogadas românticas.

A jornada 2 deste Euro começou com um embate de vizinhos, entre Rússia e Finlândia. Em São Petersburgo, a seleção da casa mostrou que talvez tenha força para garantir o apuramento para a próxima fase ao vencer o adversário nórdico pela margem mínima. Depois de uma derrota com a Bélgica, os jogadores russos foram agora elogiados unanimemente pelos meios de comunicação afetos ao regime, e até Putin, no intervalo de um encontro com Joe Biden, deu os parabéns aos rapazes. De volta à realidade, os eslavos estão empatados com a Finlândia, com 3 pontos, num grupo em que a Bélgica, após derrotar a Dinamarca por 1-0, é líder e está apurada. As restantes decisões ficam para a última ronda.

No Grupo A, a Itália transformou-se na primeira equipa a garantir o apuramento para os oitavos de final, com uma segunda vitória por 3-0, desta vez frente a uma impotente Suíça. Os italianos, que são apontados como grandes favoritos, têm seis pontos, seis golos marcados e zero sofridos. Na outra partida do grupo, o País de Gales, onde joga o rei das assistências Gareth Bale (2), venceu a Turquia por 2-0, com golos de Aaron Ramsey e Connor Roberts, e, com 4 pontos, está lançado para atingir a próxima fase.

Além de belgas e italianos, também a ‘Laranja Mecânica’, do país outrora conhecido como Holanda, garantiu já o apuramento. Com uma vitória convincente contra a Áustria, os Países Baixos estão invictos, com apenas dois golos sofridos e cinco marcados. O apuramento, no grupo C, é agora uma disputa entre Áustria e Ucrânia, que venceu sem surpresa a estreante Macedónia do Norte.

Em Wembley, o Inglaterra x Escócia ditou um entediante empate sem golos. Após a derrota com a República Checa, o empate serve para já aos escoceses que, para evitarem um prematuro ‘exit’ da Europa do futebol, terão de vencer a Croácia na última ronda do Grupo D. O empate entre checos e croatas deixou tudo em aberto, num grupo que nos dará provavelmente algumas das partidas mais ‘loucas’ da jornada 3.

Quanto a Portugal, resta esperar por uma repetição da final do 2016, sem Éder, mas com um Cristiano Ronaldo à altura do desafio gaulês.

Saiba mais Cristiano Ronaldo, Estádio Allianz Arena, França, Immanuel Kant, Portugal, Munique, Alemanha, Santos, Populares, Euro, Áustria, Finlândia, Bélgica, desporto, futebol, eventos desportivos, campeonato continental nível 1, EURO 2020
Relacionadas

Euro 2020: Os deuses devem estar loucos

Num jogo de emoções fortes, Portugal manteve-se neutro, conseguiu um empate frente aos franceses e passou à fase seguinte. Espanha goleou, Itália fez o pleno, a Alemanha hasteou a bandeira LGBTI.

Mais Lidas