Viver

Estes objetos caíram do céu e agora valem fortunas

Colecionar meteoritos parece ser o novo hobby das celebridades. Capricho ou loucura? Provavelmente ambos.

17 de julho de 2020, Baden-Wuerttemberg, Laupheim: o meteorito mais pesado da Alemanha numa conferência de imprensa
17 de julho de 2020, Baden-Wuerttemberg, Laupheim: o meteorito mais pesado da Alemanha numa conferência de imprensa Foto: Getty Images
10 de fevereiro de 2021 | Must

O realizador de cinema Steven Spielberg, o ator Nicolas Cage e o magnata Elon Musk têm algumas coisas em comum. Senão vejamos: são todos reconhecidos pelo seu trabalho (afinal tratam-se de estrelas de Hollywood e Silicon Valley) possuem contas bancárias com muitos zeros à direita; e têm um fascínio especial pelo espaço. No caso de Elon Musk, esse fascínio deu até origem à empresa espacial Space X. Mas falamos aqui de um tipo de sedução digna do mais comprometido colecionador, segundo uma reportagem do jornal The Guardian.

Todos eles, são, ou pensa-se serem apreciadores de meteoritos, entre outras excentricidades é claro. Ou seja, as estrelas desta terra andam ocupadas a adquirir as estrelas do céu. E é exatamente a este tipo de população, os milionários, que as leiloeiras mais exclusivas querem chegar.

Foi o que fez a Christie’s, que esta semana organiza um leilão chamado Deep Impact (no original, Impacto Profundo), com mais de 70 meteoritos, que deverão ser vendidos por vários milhões.

E acredite há muito boa gente nesta corrida. De facto, a atração das celebridades por estes pedaços de universo fez explodir o valor destas peças no mercado vigente. Aliás, se não está familiarizado, estes objetos são mesmo compostos a partir de uma explosão de fragmentos espaciais na atmosfera (podem ser provenientes de asteroides, planetas ou cometas). Após o impacto podem ser encontrados por qualquer um, já que se encontram espalhados pelo nosso planeta.

Mas não é qualquer rocha que serve de meteorito, ou estaríamos todos milionários. Muitos destes fragmentos são enviados a entidades oficiais como museus e são muito poucos os que são reconhecidos com um certificado no final.

A leiloeira Sotheby’s declarou também ao The Guardian que a popularidade destas peças também é real junto de uma população mais jovem, na casa dos 20’s, 30’s e até 40’s. Mas se a idade não é impedimento para possuir um destes exemplares, a carteira sim já o é.

Um pedaço certificado vindo da lua, por exemplo, pode custar-lhe entre 149 mil e 207 mil euros, não é para qualquer um. Quanto a nós, comuns mortais resta-nos escrever ou ler notícias como estas e deixar-nos levar pelo imaginário. Afinal, o céu é literalmente o limite.

Saiba mais atualidade, espaço, meteoritos, celebridades, colecionadores, leiloeiras, Christie’s, Sotherby’s, museus, jovens
Relacionadas

Este vinho foi ao espaço e agora está de volta

Foram 12 as garrafas de vinho francês de Bordéus que estiveram em “missão” na Estação Espacial Internacional e que agora regressam à Terra. O propósito maior? Testar os efeitos da gravidade zero neste néctar.

Onde moram os magnatas da tecnologia

A maioria dos titãs do mundo da tecnologia tiveram começos humildes e difíceis, mas não se deixe enganar: hoje milionários, muitos têm casas sumptuosas, embora outros gostem de se manter modestos.

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.

Viver Isto Lembra-me Uma História: Os três grandes e o fim da época

Há muitas maneiras de contar o tempo quando as competições de futebol entram na reta final. Há quem conte os segundos até se sagrar efetivamente campeão. Há quem olhe para o calendário e só deseje que os meses passem para que chegue uma nova época. Cada adepto de cada clube tem os seus motivos - mas convém ir olhando para o passado, não como forma de passar o tempo, mas para que se evitem equívocos futuros.