Viver

Empresa dos EUA converte ar do deserto em água engarrafada

Este é o primeiro projeto do género a vender ar transformado em água em garrafas.

Empresa dos EUA converte ar do deserto em água engarrafada
Empresa dos EUA converte ar do deserto em água engarrafada Foto: Unsplash
17 de julho de 2020 | Bloomberg

O Deserto da Arábia dificilmente parece ser o lugar ideal para obter água potável. Mas uma empresa de tecnologia com sede no Arizona está a fazer exatamente isso, naquela que pode ser a primeira operação desse tipo. Em vez de perfurar poços ou purificar a água do mar, a empresa vai extrair a humidade do ar para produzir água engarrafada numa fábrica a 20 quilómetros de Dubai.

 

A Zero Mass Water pretende usar energia renovável em vez de combustíveis fósseis que abastecem as muitas instalações de dessalinização do Dubai e no resto dos Emirados Árabes Unidos. O projeto poderá oferecer um modelo para outros países com clima seco produzirem água potável de maneira mais sustentável e até estimular avanços agrícolas para melhorar a segurança alimentar.

 

"A fábrica de engarrafamento é movida a energia solar, as garrafas que usamos são recicláveis e as tampas são sustentáveis", disse Samiullah Khan, gerente-geral da IBV, empresa dos Emirados Árabes Unidos que vai comprar a água. As tampas serão feitas de bambu, disse.

 

Embora a tecnologia de extrair água do ar seja usada noutros lugares, a operação da Zero Mass destaca-se pela dimensão e intenção de engarrafar a água, de acordo com Roland Wahlgren, da Atmoswater Research, uma empresa de consultoria em Vancouver.

 

A Zero Mass não vai concorrer com processadores de água a retalho no curto prazo. Inicialmente, apenas será capaz de produzir até 2,3 milhões de litros por ano - aproximadamente o volume de uma piscina olímpica típica.

A tecnologia de extrair água do ar ainda é muito mais cara do que a dessalinização para a mesma produção de água. Por isso, a água da Zero Mass estará na mesma faixa de preço que marcas importadas e sofisticadas, como Evian e Fiji, disse Khan. Estas marcas são vendidas localmente por cerca de 10 dirhams (2,72 dólares) por litro.

 

A procura por água engarrafada é elevada nos Emirados Árabes Unidos. O residente médio bebeu 127 litros no ano passado, colocando o país entre os dez primeiros no mundo, de acordo com dados da Euromonitor International.

Saiba mais Zero Mass Water, Deserto da Arábia, Arizona, Emirados Árabes Unidos, água, abastecimento de água
Relacionadas
Mais Lidas