Viver

A dieta milagrosa por trás dos (quase) 100 anos do príncipe Filipe

Um plano de exercícios específico e uma alimentação rica em nutrientes e proteínas - estas são algumas das constantes no estilo de vida do duque de Edimburgo. Será esse o segredo da sua vitalidade?

Foto: Getty Images
19 de março de 2021 | Rita Silva Avelar
O príncipe Filipe pode não ser fã da dieta orgânica, como o seu filho, o príncipe Carlos, mas sempre manteve uma alimentação saudável combinada com vários tipos de desporto e exercícios específicos. A última prova da sua resistência física é que esteve um mês internado no hospital King Edward VII, em Londres, depois de ter sido submetido a uma cirurgia cardíaca, mas entretanto já teve alta. 
O príncipe com a Rainha Isabel II, em 1972.
O príncipe com a Rainha Isabel II, em 1972. Foto: Getty Images

De acordo com a ¡Hola!, o príncipe - que celebra 100 anos a 10 de junho de 2021 - gabava-se recentemente de não ter gripe há mais de 40 anos, o que não é surpreendente, pois sempre foi um homem fiel a um estilo de vida saudável. O marido da rainha Isabel II tem sido um desportista competitivo durante toda a sua vida. Remou, navegou, jogou críquete, hóquei, pólo, e nadava regularmente. Antes de se ter sentido mal no Castelo de Windsor, e de ter sido hospitalizado, subia escadas diariamente e continuava a andar com frequência. 

O príncipe a jogar polo em 1967.
O príncipe a jogar polo em 1967. Foto: Getty Images
Filipe também foi sempre fiél ao plano 5BX, desenvolvido pela Royal Canadian Airforce (RCAF), uma rotina para ajudar os cadetes a ficarem em forma. Adoptou-o na Marinha Real e seguiu-o ao longo da sua vida. São apenas cinco exercícios básicos para fortalecer todos os músculos do corpo, incluindo alongamentos, flexões, abdominais, extensões das costas e corrida no lugar.

Aliado ao desporto, sempre cultivou bons hábitos alimentares e sabe-se que segue um plano de nutrição criado pelo cardiologista Robert C. Atkins com baixo teor de carboidratos e alimentos com proteínas e gordura, para controlar o nível de glicose no sangue.
O príncipe, aos 27 anos.
O príncipe, aos 27 anos. Foto: Getty Images


Segundo revela ainda a revista semanal espanhola, o duque de Edimburgo gosta de começar o dia com "bolos de aveia com mel, apesar de alternar com pratos mais quentes, tais como ovos com bacon ou salchicha". E ao contrário da rainha e da maioria da sua família, que bebe chá, o duque prefere café preto. "O príncipe Filipe também adora cogumelos - tem a sua própria receita  de [cogumelos] salteados com manteiga ou bacon" e uma receita escocesa de ovos mexidos em torradas com anchovas. Parece que o príncipe também adora caril, alho, e especiarias. Acreditamos que, possivelmente e a somar a tudo isto, Filipe se valha de um bom código genético. 
Saiba mais Filipe, Duque de Edimburgo, Príncipe Filipe, Dieta, 100 anos, Realeza, Realeza britânica, Rainha Isabel II
Relacionadas

Anos dourados, as festas que ninguém esquece

Tendo como ponto de partida “a maior festa do mundo” dada pelo Xá da Pérsia, em 1971, recordamos as que foram oferecidas por grands seigneurs nos anos 60 e 70, nesta época em que se festeja a passagem do ano. Ao refinamento de antes sobrepôs-se a riqueza, ao chique o novo-riquismo, à imaginação o trivial, à exclusividade a mundanidade e ao bom gosto a quase vulgaridade. As verdadeiras grandes festas esfumaram-se. Mas não na nossa memória.

Chamem-me Mr. Monaco, o melhor amigo dos milionários

Se quiser dar uma festa para multimilionários, vai precisar de champanhe vintage, de mulheres jovens e muito sensuais e de um iate de luxo. E, eventualmente, de incluir um atleta olímpico ou um astronauta na lista de convidados. Isto, de acordo com Nicholas Frankl, que se define como um “conector”, um homem que estabelece contactos UHNW*. Só visto!

Mais Lidas