Prazeres / Sabores

Uma receita para aquecer as noites de inverno

Inspirado pelo dia mundial do queijo, que se assinala esta quarta, 20, o chef Luís Gaspar partilha uma receita com queijo de São Miguel. Ou não fosse Portugal um dos países com a mais rica tradição na produção desta iguaria.

Receita de Arroz de Cogumelos com Espargos ou Ervilhas Tortas e Queijo da Ilha de São Miguel 9 meses
Receita de Arroz de Cogumelos com Espargos ou Ervilhas Tortas e Queijo da Ilha de São Miguel 9 meses Foto: D.R.
19 de janeiro de 2021

Arroz de Cogumelos com Espargos ou Ervilhas Tortas e Queijo da Ilha de São Miguel 9 meses

Ingredientes (4 pessoas)

300gr arroz carolino 

200 gr cogumelos shitake

100 gr cogumelos pleurotus

150 gr espargos ou ervilhas tortas

100 gr chalota  

20 gr alho 

100 gr cenoura 

50 gr rama de aipo

100 gr alho francês 

150 ml vinho Branco Arinto dos Açores

150 gr queijo Ilha São Miguel 9 meses de cura 

50 gr manteiga sem sal

20 gr salsa 

1 ramo tomilho 

50 ml azeite virgem extra

Qb. flor de Sal

Qb. Pimenta Preta

Preparação

Fazer um refogado com a cenoura, alho francês, rama de aipo e os pés dos cogumelos. Adicionar água e deixar levantar fervura. Fazer um refogado com a chalota e o alho picado. Adicionar os cogumelos laminados e deixar caramelizar bem. Adicionar o arroz, deixar refogar até começar a cozinhar. Juntar pouco a pouco o caldo que fez com os legumes e temperar com flor de sal e tomilho.

À parte saltear bem os espargos ou as ervilhas tortas. Cortar em partes. Quando o arroz estiver quase cozinhado, adicionar os espargos ou ervilhas tortas.

Finalizar com salsa picada, a manteiga cortada em cubos e o Queijo Ilha São Miguel 9 meses. Retificar temperos com flor de sal e pimenta preta. Decorar com Queijo Ilha São Miguel 9 meses ralado.

Saiba mais sabores, receita, Chef Luís Gaspar, Arroz de Cogumelos com Espargos ou Ervilhas Tortas e Queijo da Ilha de São Miguel 9 meses, dia mundial do queijo, Portugal
Relacionadas

Este vinho foi ao espaço e agora está de volta

Foram 12 as garrafas de vinho francês de Bordéus que estiveram em “missão” na Estação Espacial Internacional e que agora regressam à Terra. O propósito maior? Testar os efeitos da gravidade zero neste néctar.

É bom garfo? Siga estas tendências

A consciência ecológica nunca esteve tão presente nas nossas mentes – e mesas, tanto pela predileção de comida plant based, como pelo cuidado no que toca às embalagens e ao desperdício alimentar. Mas mais, um certo vírus também está a ditar tendências no que toca às nossas rotinas alimentares e à indústria da restauração.

Receba comida em casa e ajude quem mais precisa

Numa altura em que os restaurantes enfrentam sérios desafios, o cheg Nuno Bergonse e David Jesus, reabriram o É um Restaurante com serviço de take away, entrega ao domicílio e uma nova carta.

Mais Lidas